29.5 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralPioneira mundial na produção de embalagens recicladas de defensivos agrícolas, Campo Limpo...

Pioneira mundial na produção de embalagens recicladas de defensivos agrícolas, Campo Limpo segue como referência

Primeira empresa do mundo a produzir uma embalagem reciclada voltada para defensivos agrícolas, a Campo Limpo Plásticos, com sede em Taubaté (SP), tornou-se referência global ao garantir o retorno de embalagens vazias (pós-consumo) de defensivos à linha de produção. Após recicladas, elas voltam ao mercado como novas embalagens e tampas. Essas embalagens se destacam no mercado pela qualidade e pela sustentabilidade e ganharam a adesão das principais fabricantes de defensivos agrícolas, como Ourofino Agrociência, UPL, Syngenta entre outras.

No Brasil, a legislação obriga que todas as embalagens vazias de defensivos agrícolas tenham uma destinação correta. “As embalagens pós-consumo são nocivas ao meio ambiente quando descartadas de maneira incorreta. Por isso, o trabalho de reciclagem dessas embalagens é tão importante”, destaca o presidente da Campo Limpo Plásticos, Marcelo Okamura.

Além do conceito de sustentabilidade, a excelência em cada produto comercializado é outro fator de destaque da Campo Limpo, afirma o Diretor de Supply Chain e Operações da UPL, Dante Matsufugi. “A UPL tem uma parceria de longa data com a Campo Limpo. Adquirimos as suas embalagens não somente pelo alto nível de qualidade mas também pela sua essência focada na sustentabilidade”.

Já para a gerente de compras da Syngenta, Ludmila Veríssimo, trabalhar em parceria com a Campo Limpo só tem trazido bons frutos. “Não existe nenhum programa de logística reversa e economia circular tão eficiente quanto o realizado no Brasil, pelo Sistema Campo Limpo. Estamos falando de qualidade das bombonas que a gente compra, de tecnologia, geração de empregos, empregabilidade. Existem vários motivos para a gente ter esse relacionamento e comprar os produtos da Campo Limpo Plásticos”.

O diretor industrial da Ourofino Agrociência, José Edson Carvalho, aponta que a Campo Limpo Plásticos é hoje a principal fornecedora de embalagens rígidas da empresa. “Além de todo o conceito ambiental e de sustentabilidade, o que mais me orgulha é que a Campo Limpo produz alta tecnologia. Para mim eles são os melhores no que fazem”.

Case mundial de logística reversa

A Campo Limpo Plásticos é a responsável por produzir embalagens plásticas e tampas a partir da resina reciclada pós-consumo advinda do Sistema Campo Limpo, que é gerenciado pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias), fechando a economia circular dentro da cadeia produtiva dos defensivos agrícolas. “Todo o nosso processo é proprietário, conta com certificação UN das Nações Unidas (ONU) para transporte terrestre e marítimo de produtos perigosos e recebeu uma patente verde pelo INPI. Somos pioneiros não somente no Brasil, mas em todo o mundo”, complementa Marcelo Okamura, presidente da Campo Limpo Plásticos.

Campo Limpo Plásticos

Fundada em 2008, a Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos S.A. atua como centro de desenvolvimento de novas tecnologias para reciclagem e produz embalagens plásticas para envase de defensivos agrícolas a partir da resina reciclada pós-consumo advinda do Sistema Campo Limpo. Esse processo é proprietário, conta com certificação UN para transporte terrestre e marítimo de produtos perigosos e recebeu uma patente verde pelo INPI.

Tudo começa com as embalagens vazias devolvidas pelos agricultores após tríplice lavagem ao Sistema Campo Limpo. A logística reversa destas embalagens realizada pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) permite a economia circular das embalagens pós consumo dentro do próprio setor.

Fonte: Gustavo Sousa

spot_img

Últimas Publicações

CBIOs é aprovado por unanimidade

Tecnologia e gestão pecuária

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS