Segundo especialistas, existem três etapas necessárias para certificar que sua compra estará protegendo o consumo e a qualidade do produto
Devido a sua praticidade, versatilidade e acessibilidade, o ovo se tornou um dos protagonistas no prato não só do brasileiro como do mundo todo. O seu custo-benefício faz com que se torne uma excelente opção de proteínas, tanto no café da manhã quanto no almoço e jantar. Mas, você sabe quais cuidados deve ter ao escolher os ovos no supermercado?
Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a produção brasileira de ovos foi superior a 52 bilhões de unidades, no ano de 2022, e o consumo nacional atingiu a marca de 241 ovos por habitante. Nesse cenário, a alta demanda requer atenção dos consumidores nas gôndolas.
De acordo com Lúcia Endriukaite, nutricionista do Instituto Ovos Brasil, a casca do ovo atua como uma embalagem natural que protege seu conteúdo. Como resultado, mesmo sendo um alimento perecível, os ovos têm uma vida útil mais longa do que outros alimentos de origem animal. No entanto, ela ressalta que alguns cuidados devem ser tomados ao comprar ovos. Fissuras, rachaduras e sujeiras comprometem a qualidade do ovo e colocam em risco o consumo.
Ainda segundo a especialista, existem três etapas necessárias para certificar que a compra estará protegendo o consumo e a qualidade do produto. São elas
Na embalagem:
– Verificar a data de produção e validade;
– Verificar se a embalagem está seca, pois muitas vezes o ovo está trincado na parte de contato com a embalagem e não é visualizado pelo consumidor.
– Buscar pelo selo de inspeção oficial que pode ser federal, estadual ou municipal;
– Comprar sempre em estabelecimentos de sua confiança
Nos ovos:
– Devem estar íntegros, isto é, sem fissuras ou rachaduras;
– Devem estar limpos e sem sujidades.
Conservação
É comum conhecermos pessoas que costumam lavar os ovos ao chegar em casa para depois armazená-los; entretanto, esta prática é inadequada, porque a casca que tem aproximadamente 10 mil poros, fica úmida e pode ocorrer a proliferação de microrganismos que interferem na conservação e qualidade do ovo .
De forma geral, o alimento não deve ser higienizado em momento algum depois da compra, porque deverá passar por algum processo térmico como cozimento, fritura que tem como objetivo eliminar todos os microrganismos, explica a nutricionista.
Em relação ao armazenamento, é importante que as pessoas saibam que a partir da postura, o ovo começa a envelhecer e por isso é fundamental que seja armazenado de forma adequada para garantir o frescor.
O ovo pode ser armazenado dentro ou fora da geladeira com os seguintes cuidados:
Fora da geladeira, o ovo deve estar em local seco, fresco, arejado e longe de odores por 10 dias; na refrigeração, o ovo deve ser retirado da embalagem e armazenado dentro da geladeira.
O ovo participa do preparo da maioria das receitas e tem a sua importância na saúde e qualidade de vida em todas as faixas etárias. Assim, a dica é comprar ovos semanalmente para manter o frescor e contribuir com o melhor resultado da receita.
Fonte: Sandra Santos