21 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralNutrigenômica tem papel essencial na criação de potros campeões

Nutrigenômica tem papel essencial na criação de potros campeões

Alta performance nas provas depende da dieta balanceada em cada fase – desde o início da gestação da égua, que favorece a expressão gênica, até os treinos conforme a modalidade.

A maioria dos criadores de cavalos têm uma preocupação muito grande em formar futuros campeões em seu plantel. Segundo especialistas, é preciso se atentar a vários aspectos durante o preparo dos animais para atingir a alta performance exigida em competições esportivas como o Potro do Futuro, a prova mais importante do calendário nacional dos potros Quarto de Milha. A raça tem o maior rebanho equino do Brasil, com mais de 648 mil cavalos registrados, conforme o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e ultrapassa 200 mil criadores, de acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Quarto de Milha (ABQM). As disputas entre os potros de quatro anos de idade iniciaram na última quarta-feira (09) e prosseguem até o próximo dia 20 de outubro, em Araçatuba (SP).

A trajetória de um campeão do futuro começa com a escolha dos pais, e segue um longo caminho até atingir a alta performance, começando com a dieta da égua desde o início da gestação, que é quando ocorre a programação fetal. “Garantir uma dieta devidamente balanceada, fornecendo todos os nutrientes necessários, irá garantir melhor expressão gênica no potro, o que chamamos de Nutrigenômica”, destaca a médica-veterinária Cláudia Ceola, supervisora técnica de equinos da Guabi Nutrição Animal. “A receptora precisa estar recebendo todos esses nutrientes; caso contrário, o embrião não conseguirá expressar todo o seu potencial genético”, explica.

Segundo Cláudia, “antigamente, a preocupação era com o terço final da gestação, quando a demanda por alguns nutrientes é maior, e a égua em início de gestação era tratada como um animal de manutenção”. Entretanto, com novas pesquisas científicas, isso mudou. “Hoje, já se sabe que a nutrição nos três primeiros meses da gestação da égua é fundamental para garantir a máxima expressão genética do animal que está sendo gerado”, aponta, salientando que a boa formação da placenta da égua se reflete no desenvolvimento do potro, além de ser o período em que ocorre a formação muscular, articular e nervosa, que interfere diretamente na estruturação cognitiva do animal.

Para atingir esse objetivo, a sugestão é fornecer uma ração com alto valor biológico, contendo todos os aminoácidos essenciais, vitaminas e microminerais orgânicos, além de nucleotídeos, que auxiliarão em toda a programação fetal. “O tripé genética, treinamento e nutrição é essencial para o animal atingir a alta performance. Se faltar qualquer um desses pilares, o cavalo não consegue alcançar o melhor resultado”, afirma a médica-veterinária.

Dieta dos potros

Após o nascimento do potro, os cuidados com a criação devem ser cautelosos, uma vez que o potro atinge 85% de sua altura final no primeiro ano de vida, o que demonstra o quanto a nutrição é essencial para garantir o seu desenvolvimento e formação, alcançando a maturidade com estrutura apropriada para iniciar os trabalhos e a doma. “Até os dois anos de idade, a recomendação é trabalhar com pelo menos 17% de proteína para o potro atingir a altura desejada”, enfatiza a supervisora da Guabi.

Já na fase de treinamento (doma), a partir dos dois anos de idade, ela salienta que é necessário incrementar o nível energético da ração, ajustando a combinação entre óleo, carboidrato e superfibras, à medida que aumenta a intensidade dos exercícios físicos e treinamentos. “A recomendação é diminuir as proteínas entre 12 e 15%, e dosar a energia, que também não pode ser muito alta para não influenciar o temperamento do animal”, pontua.

Quando os animais atingem a alta performance, a orientação é usar rações específicas para cavalos de alta performance, que contêm 12% de proteína e energia digestível de 3.500 a 4.200 kcal por quilo de ração. Cláudia observa ainda que a suplementação diária com sal mineral com microminerais orgânicos é fundamental para todas as categorias, além do volumoso de boa qualidade e água limpa à vontade.

Soluções nutricionais

Patrocinadora oficial do Potro do Futuro 2024, a Guabi oferece aos criadores de cavalos uma linha completa de rações para atender às necessidades específicas de cada fase do desenvolvimento e também de cada modalidade esportiva. Durante a fase gestacional, a indicação é a GuabiTech Care, produzida com ingredientes nobres, que contém altas concentrações de prebióticos, probióticos e glutamina. Para o período após o nascimento, a empresa desenvolveu a Equitage Potro Extrusado. Com um ano de idade, a recomendação é a Equitage Potro Laminados.

Na época da doma, a orientação é utilizar a Equitage 15 Laminados. Finalmente, na fase de treinamentos e competições de eventos específicos de alta intensidade, as opções são: Equitage Laminados, Equitage Supreme e GuabiTech Beet. Todos os produtos contêm 100% de microminerais orgânicos, pro e prebióticos, antioxidantes e vitaminas. Todos podem ser associados com a Equitage Fibra, fonte de fibras digestíveis de alta qualidade e diversidade, principalmente quando houver baixa disponibilidade ou qualidade de forragem, como em época de secas. Como suplementação mineral, a empresa conta com Energy Pro 20, GuabiTech Chrome e Selênium e Evolution 80. Para mais informações sobre o portfólio ou contato com a equipe de especialistas da Guabi, acesse https://guabiequinos.com.br/.

Fonte: Guabi Nutrição e Saúde Animal

spot_img
spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS