25.9 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralEmater Goiás recebe visita de comitiva da Empaer-MT

Emater Goiás recebe visita de comitiva da Empaer-MT

A Emater Goiás recebe, de 23 a 27 de setembro, comitiva de técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT). A delegação está em Goiás para conhecer o Agro é Social, programa de inclusão produtiva voltado para agricultores familiares. O programa é uma iniciativa do Governo de Goiás, em parceria com a Emater Goiás, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), que tem como objetivo o desenvolvimento social, o empreendedorismo e a inclusão produtiva da agricultura familiar.

O presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, afirma que o Agro é Social se tornou o maior programa de inclusão produtiva no Brasil. “Ele é uma referência e fez Goiás reduzir o número de famílias em extrema pobreza, por meio do Crédito Social. O programa dá condições e oportunidade para quem sonha empreender e aumentar sua renda. Por isso, o Agro é Social tem se tornado um modelo de política pública no país”, revela.

A programação da comitiva em Goiânia, iniciou com reunião com representantes da Emater Goiás, Seapa, Gabinete de Políticas Sociais e Goiás Fomento, pastas que estão envolvidas diretamente na execução do programa no estado. Na quarta-feira, 25, foi realizada uma visita técnica ao município Campestre de Goiás, que recebeu a ação no início deste ano, para ver na prática os efeitos positivos do Agro é Social. Além disso, a delegação esteve no Assentamento Canudos, onde dezenas de produtores tiveram a vida transformada por meio da profissionalização, da viabilização de novas oportunidades de renda e da inclusão produtiva.

Para o chefe do Departamento de Implementações de Inovações, Créditos e Políticas Públicas da Empaer, Dionei Ribeiro, a visita à Goiás possibilita levar melhorias para Mato Grosso. O objetivo é implementar uma política pública seguindo o mesmo modelo do Agro é Social em 2025. Para ele, o que mais chama a atenção no programa é a integração entre as secretarias do estado de Goiás que realizam o projeto.

“Para nós que também somos extensionistas, vimos que é uma integração forte e que funciona com excelência em Goiás. O resultado é o fortalecimento do programa, que ganha maior adesão nas comunidades rurais e urbanas, pois gera renda no comércio local. Esse é o modelo de projeto social que queremos que dê certo no Mato Grosso”, frisa.

Rafael Gouveia destaca que a Emater Goiás apresentou detalhadamente como o programa é executado, principalmente na prática. Caso a Empaer-MT mostre interesse em implantá-lo será assinado um acordo de cooperação técnica, para que todo o suporte técnico seja fornecido ao estado.

“Como tem sido um sucesso em Goiás, isso tem chamado atenção de todo o país e muitas instituições têm nos procurado. Para nós, é uma alegria poder compartilhar as boas ideias, para que os produtores rurais de outros estados sejam também contemplados e que a agricultura familiar em todo o Brasil se fortaleça.

A comitiva da Empaer-MT também participará do evento de encerramento da 7ª edição do programa Agro é Social nesta sexta-feira, 27, em Planaltina. A edição ofertou cursos profissionalizantes em diversas áreas para produtores rurais e comunidade local de 17 municípios da Regional Planalto. Até o dia 31 de agosto, foram concluídas 41 turmas, contemplando cerca de 916 pessoas. Destas, 778 receberão cartões do Crédito Social, resultando em quase R$ 4,4 milhões em benefícios entregues aos alunos.

Agro é Social

O Agro é Social é um programa do Governo de Goiás, realizado em parceria com a Emater Goiás, Seapa e do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), que oferece cursos gratuitos, e os alunos que cumprem os critérios podem receber o Crédito Social. Esse crédito é um fomento do Governo de Goiás para que os alunos possam iniciar um negócio na área em que foram capacitados, com um valor de até R$ 5 mil.

O presidente da Emater Goiás, Rafael Gouveia, esclarece que o recurso é investido diretamente na família, principalmente da zona rural, que se encontra em vulnerabilidade social e receberam os cursos realizados pela Emater Goiás. “Levamos capacitação e fomento por meio do Crédito Social, para que as pessoas comecem a empreender e produzir”, explica.

Fonte: Emater Goiás

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS