*Fabricio Vargas
Você já ouviu falar do aplicativo Duolingo? Milhares de pessoas têm baixado este aplicativo gratuito para aprender inglês. Apesar de ele poder ser usado como um complemento durante o processo de aprendizagem do idioma, a solução traz algumas limitações.
Vamos entender o que é DET (Duolingo English Test) e o TOEFL, ver suas principais diferenças e compreender os principais pontos sobre a plataforma Duolingo.
O TOEFL é a sigla para-Test of English as a Foreign Language. Ou seja, como o próprio nome revela, é um exame de proficiência da língua inglesa para estrangeiros e atesta se uma pessoa consegue expressar-se no idioma e compreendê-lo em sua totalidade. Ou seja, o TOEFL é um teste padronizado construído com quesitos mínimos para verificar se um aluno está apto ao ensino superior em inglês. Além disso, a prova avalia sua capacidade de compreensão e aplicação da língua inglesa em um contexto acadêmico.
O exame compreende em quatro requisitos que são divididos em listening (interpretação oral); reading (interpretação de texto); writing (redação); speaking (fluência e dicção).
Já o Duolingo é uma plataforma de ensino de idiomas gratuita que tem popularizado o aprendizado de idiomas on-line. Mesmo sendo uma plataforma gratuita, o app conta com a versão plus paga. Com a versão plus, o usuário não tem interrupções com anúncios, além de ter outras vantagens.
De acordo com o Portal Estudar Fora, o Duolingo English Test (DET) é uma prova de inglês que oferece certificado de proficiência. Assim, em um primeiro momento, ela pode parecer semelhante ao TOEFL e ao IELTS.
Uma diferença do DET para as prova mais tradicionais (como o TOEFL) é o fato de que ela não tem seções fechadas de reading, writing, listening e speaking. Desta forma, as perguntas vão surgindo de maneira aleatória e o estudante precisa ter a capacidade de alternar rapidamente entre essas competências.
Independentemente do DET, quais são os pontos mais importantes para ter em atenção sobre o Duolingo?
No Reclame Aqui, são 148 reclamações envolvendo o Duolingo, sendo que nenhuma das reclamações foi respondida pela plataforma. Ou seja, isso acaba sendo um ponto fraco para quem compra a versão plus e acaba sem apoio no pós-venda.
Além disso, como o app é usado pelo celular, é muito tentador que o aluno se distraia com outros aplicativos, dificultando o processo de aprendizagem da língua inglesa.
Por fim, dificilmente um estudante irá adquirir a fluência do inglês com o Duolingo. Para se conquistar a fluência no inglês é necessário conhecer e praticar o idioma de diversas outras formas. E, infelizmente, o Duolingo não disponibiliza essas maneiras (fonte: Tecnoblog).
Quer começar a aprender ou a desenvolver o seu inglês de verdade? Conte com a Uniway School: somos uma escola de inglês e edtech.
Nossa metodologia digital foi desenvolvida para que todos atinjam os melhores resultados, inclusive adultos e profissionais já inseridos no mercado de trabalho. Ah, e estamos presentes em mais de 50 países.
Sobre Fabricio Vargas
Iniciou a sua carreira na área da educação logo após o seu retorno ao Brasil, depois de morar e estudar por mais de cinco anos no continente Europeu. Estudou e trabalhou em diversas áreas durante esse período, inclusive como intérprete dentro das cortes Irlandesas e Inglesas. Logo após a sua chegada ao Brasil, começou a lecionar aulas de inglês dentro de algumas escolas e, portanto, percebeu que o ensino precisava de mais, os alunos mereciam algo diferente e inovador. Fabricio percebeu que as escolas de idiomas estavam muito engessadas ao modo tradicional de ensinar e avaliar os seus alunos. Em 2017, depois de trabalhar muito e conseguir um certo valor para investir, Fabricio abriu a sua própria escola de inglês, a Uniway School, foi um dos anos mais comemorados por ele e também o mais desafiador. Para mais informações, acesse https://uniwayschool.com/ ou pelas redes @uniwayschool
Fonte: Carolina Lara