Evento realizado pela Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana), ocorre entre os dias 27 de fevereiro e 2 de março, em Piracicaba (SP)
A partir deste ano, pequenos e médios produtores rurais da região de Piracicaba (SP) poderão adquirir animais com genética comprovadamente superior para aumentar a produção de carne ou leite do rebanho. É que a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) firmou parceria inédita com a Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo (Coplacana) para realizar a 1ª Feira de Touros do Pró-Genética durante a Copla Campo 2023, que ocorre entre 27 de fevereiro e 2 de março, na Estação Experimental da Coplacana, no interior paulista.
Na última semana, o técnico do Pró-Genética, Cristiano Perroni, reuniu-se com representantes da Coplacana, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), e da Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA), para as primeiras tratativas acerca do evento. Participaram do encontro a Assistente de Confinamento, Luísa Polizel; a Supervisora de Confinamento, Isabella Vergili; a Coordenadora Técnico Veterinária, Marta Borsato; e o Diretor Técnico de Divisão da Cati, Marcelo dos Santos.
“A Copla Campo é um evento já consolidado na região de Piracicaba. Fomos muito bem recebidos pelas equipes da Coplacana, da Cati e da IDA, e nossa expectativa é realizar uma grande feira do Pró-Genética, ocupando um pavilhão inteiro da Estação Experimental da Cooperativa, que tem capacidade para até 80 animais. Já estamos mobilizando criadores das raças Brahman, Gir Leiteiro, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã para gerar oportunidades aos diversos produtores que visitarem o evento”, destaca Cristiano Perroni, técnico do programa da ABCZ no estado de São Paulo.
O Pró-Genética já é realidade em grande parte do país, garantindo a melhoria da qualidade genética dos rebanhos bovinos a milhares de produtores. Vale ressaltar que todos os animais ofertados possuem Registro Genealógico Definitivo (RGD) inspecionado pela ABCZ, avaliação genética, exame andrológico positivo e testes negativos para brucelose e tuberculose.
Para facilitar as negociações durante a Copla Campo, diferentes instituições bancárias estarão presentes ao longo de todo o evento. Os interessados devem procurar suas agências, atualizar seus cadastros rurais e apresentar seus projetos para utilizarem os recursos no custeio e financiamento das aquisições.
Copla Campo
A feira, que chega à sua 9ª edição, reúne as melhores empresas do agronegócio e apresenta ao público as principais novidades para o setor. Em 2022, 89 expositores apresentaram seus produtos e serviços aos mais de 6 mil visitantes do evento, gerando movimentação financeira de cerca de R$ 380 milhões.
“Um dos objetivos da Coplacana é promover a inclusão dos pequenos e médios produtores. Através desta parceria com a ABCZ, estamos trazendo o melhoramento genético para os nossos cooperados, visando aumentar a produtividade de carne e leite em suas propriedades”, salienta a Coordenadora Técnico Veterinária da Coplacana, Marta Borsato.
O diretor do Pró-Genética, Torres Lincoln, comemora a realização da primeira Feira de Touros da ABCZ na Copla Campo e ressalta que o programa é uma prioridade da Diretoria da entidade. “Onde houver demanda por touros zebuínos e parceiros que queiram realizar ações similares, a ABCZ estará presente”.
Na foto, a partir da esquerda: a Assistente de Confinamento, Luísa Polizel; a Supervisora de Confinamento, Isabella Vergili; a Coordenadora Técnico Veterinária, Marta Borsato; o técnico do Pró-Genética, Cristiano Perroni; e o Diretor Técnico de Divisão da Cati, Marcelo dos Santos
Fonte: ABCZ