25.9 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralBecomex oferece soluções tributárias para tornar agronegócio brasileiro mais competitivo

Becomex oferece soluções tributárias para tornar agronegócio brasileiro mais competitivo

Becomex oferece soluções tributárias para tornar agronegócio brasileiro mais competitivo no mercado internacional

Com os Regimes Especiais, a empresa é capaz de reduzir carga tributária em todos os elos da cadeia agrícola, do produtor ao exportador

Representando mais de 25% do PIB nacional, o agronegócio é o principal protagonista na economia brasileira. Para seguir competitivo e aumentar produtividade, o setor precisa de grande volume de importação de insumos além de equipamentos de alta tecnologia. Mas entraves tributários reduzem consideravelmente o grande potencial de expansão deste setor no País.

Somente no ano passado, de acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o Brasil importou R$20,3 bilhões em defensivos agrícolas, sendo que sobre este valor, incidiu-se cerca de R$554 milhões em impostos de importação.

Como boa parte destes defensivos agrícolas são aplicados em culturas de soja, milho entre outros que são destinados, em grande parte, à exportação, a aplicação dos Regimes Especiais de forma adequada poderia suspender parte destes impostos. Contudo, esses tributos são agregados ao preço final dos produtos prejudicando a competitividade das comodities agrícolas do Brasil no exterior.

“Algumas ações podem contribuir para ajudar o segmento a melhorar a competitividade, como a utilização de benefícios fiscais de forma integrada e colaborativa, reduzindo custos em toda cadeia produtiva”, comenta Mauricio de Moura, Diretor Corporativo de Agronegócio da Becomex, empresa que lidera o mercado nacional em soluções para aproveitamento dos Regimes Especiais e criadora do projeto Business Collaboration Chain (BCC), estratégia colaborativa que permite ganhos em todos os elos da cadeia produtiva.

“O agronegócio enfrenta grandes desafios tributários, fiscais e aduaneiros. A Becomex é capaz de atuar lado a lado com toda a cadeia produtiva para promover a diminuição dos acúmulos de créditos tributários, o aumento do fluxo de caixa e a redução de custos”, explica Moura.

De acordo com Moura, o agronegócio passa por profundas transformações econômicas, culturais, sociais, tecnológicas, ambientais e mercadológicas, que ocorrem em alta velocidade e em diferentes direções, e que impactam de forma substancial o mundo rural. “São muitos os desafios para as próximas décadas, como por exemplo a dificuldade de rastreabilidade da cadeia produtiva que começa no produtor e termina no exportador, as restrições impostas nas operações de exportações, devido à infraestrutura, acumulação de créditos fiscais e custos tributários acumulados na cadeia produtiva”.

Para o executivo, é preciso assegurar maior produtividade e competitividade ao agronegócio brasileiro para o Brasil seguir na liderança global em diversos segmentos agrícolas. “Dentro deste cenário, a busca pela implementação de regimes especiais vigentes, criados para aumentar a competividade das exportações brasileiras perante o mercado internacional, representa uma excelente oportunidade para o agronegócio”, diz Moura.

A Becomex oferece soluções com alta capacidade técnica e tecnológica que são exigidas para a utilização destes Regimes Especiais, assim garantindo governança em todo processo, o que está totalmente alinhado com as diretrizes do ESG- Environmental, Social and Governance, o índice que avalia as operações das principais empresas conforme os seus impactos em três eixos da sustentabilidade: o Meio Ambiente, o Social e a Governança.

Fonte: Marta de Souza

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS