A Agrotoken, pioneira na tokenização de commodities agrícolas, marca presença na 12º edição do Congresso Andav, que acontece de 8 a 10 de agosto, para apresentar os benefícios de sua recente parceria com a Visa, líder global em pagamentos digitais. A aliança, firmada em maio deste ano, tem como foco viabilizar as transações com segurança e eficiência, contribuindo para a democratização e digitalização do agronegócio brasileiro.
Durante os três dias de evento, os participantes terão a chance de conhecer todas as soluções que a Agrotoken oferece e os impactos significativos da parceria com a Visa. “Temos como foco principal democratizar e digitalizar o agronegócio no Brasil, possibilitando para os agricultores uma nova forma de interagir com o mercado e realizar transações de maneira eficiente e segura, eliminando intermediários, fornecendo mais acessos aos recursos financeiros e facilitando as transações internacionais”, afirma Anderson Nacaxe, diretor nacional da Agrotoken no Brasil.
Por meio do cartão de crédito Agrotoken Visa, os produtores rurais podem transformar suas commodities agrícolas já colhidas ou que serão produzidas como milho e soja, em tokens digitais que são utilizados como meio de pagamento em estabelecimentos credenciados à Visa. Isso oferece aos produtores uma facilidade, ou seja, eles poderão utilizar um cartão de crédito fundeado em grãos, e assim realizar transações comerciais, podendo pagar o que quiser como combustível, viagens e diversos outros produtos e serviços.
O processo de pagamento é simples e seguro, acontecendo por meio da tecnologia blockchain, o que garante transparência e integridade das transações. Os tokens são lastreados em ativos reais, ou seja, os grãos que estão vinculados ao valor das commodities agrícolas, garantindo sua estabilidade de valor em todo o território nacional.
Vale ressaltar, que a parceria amplia as possibilidades de negócios tanto para os produtores rurais como para o mercado B2B, com as revendas, que também podem usufruir de toda a infraestrutura criada pela Agrotoken, baseada na tecnologia blockchain. Uma das principais vantagens é a facilidade de transações proporcionada pelo cartão de crédito da Visa. O produto viabiliza acesso a mais de 80 milhões de estabelecimentos em todo o mundo, permitindo que os comerciantes e revendedores alcancem novos mercados com segurança e sem burocracia. Além disso, a plataforma oferece um processo administrativo fácil, garantindo que os usuários possam gerenciar suas operações e acompanhar seus fluxos de grãos e pagamentos de maneira transparente.
Uma das principais vantagens da startup é a cobrança imediata, através de um link que agiliza o processo de pagamento e reduz a burocracia envolvida nas transações comerciais.
O produtor Wagner Cruvinel, de Silvânia (GO), enxerga essa parceria como uma oportunidade ímpar para a atividade agrícola, especialmente quando se trata da aquisição de novas máquinas e implementos agrícolas. Recentemente, o empresário teve a chance de experimentar os benefícios dessa aliança ao realizar pagamentos de despesas básicas em estabelecimentos convencionais em sua região com o cartão Agrotoken Visa.
“Essa nova forma de negociar impulsiona a confiança e a independência financeira do produtor, permitindo-lhe tomar decisões de investimento com maior liberdade e segurança. A possibilidade de utilizar grãos como ativos digitais proporciona uma abordagem flexível e eficiente no setor agrícola, beneficiando não só produtores, mas também toda a cadeia agropecuária”, enfatiza Cruvinel.
De acordo com Hugo Costa, diretor executivo da Visa, a sinergia representa uma oportunidade estratégica para expandir o alcance dos serviços de pagamentos digitais da empresa para esse setor tão vital para o país. “Essa parceria permite que a Visa trabalhe em conjunto com uma empresa que entende as necessidades específicas dos produtores rurais. Ao unir a expertise da Agrotoken com os serviços e com a inovação da Visa, a empresa está ampliando suas ofertas para atender às demandas de um segmento crucial da economia brasileira”, complementa.
O cartão Agrotoken Visa é uma ferramenta que oferece liquidez ao produtor ou investidor que tem grãos estocados ou ainda a serem colhidos. A compensação dos agrotokens é sempre em moeda fiat, ou seja, a moeda impressa e emitida pelo Banco Central de qualquer país, como o Real e o Dólar, por exemplo. Além disso, a Agrotoken conta com uma modalidade de negócio pela qual o produtor rural pode transformar os próprios grãos, ainda na fase do plantio, em uma espécie de moeda digital, para realizar transações comerciais e financeiras em toda a cadeia produtiva do agronegócio.
“Nos últimos meses, passamos a considerar o grão que ainda está em produção na lavoura, na fase de pós-plantio. Nesta modalidade, utilizamos rigorosas provas de existência para comprovar a real existência do grão. A partir disso, já é possível tokenizar os grãos e transformar a produção em ativos digitais lastreáveis para utilizá-los como uma moeda de pagamento”, comenta Nacaxe.
Com expectativa superior de 10 mil participantes, a 12º edição do Congresso Andav será realizado no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Fonte: Barbara