A educação é um direito social por ser responsável pela preparação para a cidadania e pela formação de recursos humanos que permitirá garantir o desenvolvimento social, com vistas a construir uma sociedade livre, justa e solidária.
No ODS 4 – Educação de Qualidade, a Embrapa busca desenvolver as capacidades humanas, em âmbito do agronegócio e da agricultura familiar e assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Estas ações estão no E-Book 4 – Contribuições da Embrapa, reunidas em seis capítulos apresentando os caminhos em que a Empresa tem trilhado rumo à sustentabilidade da agricultura brasileira visando não só à geração atual, mas também às futuras gerações.
A publicação está dividida em seis capítulos: os capítulos 1 e 2 apresentam o contexto e os desafios da educação no meio rural brasileiro; o capítulo 3 apresenta materiais e métodos que visam instrumentalizar a aprendizagem significativa com vistas a contribuir para o atendimento das metas 4.1 e 4.7 da Agenda 2030; já no capítulo 4, traz diversas práticas de disseminação de conhecimento e tecnologias por meio de eventos, programas, parcerias, conteúdos e espaços demonstrativos dirigidos a crianças, jovens e adultos. Também apresentam as contribuições da Empresa para o cumprimento da meta 4.4. da Agenda 2030.
O capítulo 5 apresenta os recursos e as boas práticas educacionais utilizadas para promover a inclusão e atender à meta 4.5; por fim, no último capítulo, é apresentado, de forma sintética, o efetivo papel da Embrapa para o apoio ao cumprimento das metas relacionadas ao ODS 4 e são apontados os desafios futuros para o desenvolvimento sustentável.
Associadas a esses cenários, diversas outras tendências e desafios têm sido mapeadas para os próximos 10 anos, entre as quais a Embrapa:
• Desenvolvimento de ações integradas de capacitação para melhorar a gestão de riscos da agricultura via transferência de tecnologia.
• Protagonismo e empoderamento dos agricultores.
• Apoio técnico à modernização e à racionalização dos sistemas produtivos de base familiar.
• Educação empreendedora, que visa promover a oferta de conteúdos de empreendedorismo para consolidar a cultura empreendedora.
• Apoio técnico para a conservação dos recursos naturais e a gestão territorial local.
• Adoção de padrões abertos na pesquisa: valorização e incorporação do conhecimento externo (a chamada crowd science) tanto na etapa de análise dos fenômenos quanto na validação dos resultados e produtos obtidos; ou estabelecimento de laboratórios tecnológicos colaborativos e experimentais que permitam e promovam um contexto de capacitação, de implementação e uso no meio rural. A educação é um direito humano básico e estabelece os fundamentos para a construção da paz, do bem-estar e do desenvolvimento sustentável. É uma estratégia essencial na busca pela concretização de todos os ODS (Unesco, 2017).
Fonte: Embrapa Arroz e Feijão