O centenário da soja no Brasil será celebrado durante a Fenasoja 2024 com uma programação especial. O dia D das celebrações será na segunda-feira (02/12), quando estarão no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, em Santa Rosa (RS), os descendentes do pastor Albert Lehenbauer, que introduziu a soja no Brasil, vão vir dos Estados Unidos e se encontrarão com os descentes de quatro famílias que receberam os grãos e introduziram nas lavouras há 100 anos, famílias Bessel, Schwartz, Muller e Brakmann.
O ato vai iniciar às 19h, no Centro de Eventos e será marcado por homenagens, já às 20h será o lançamento do livro 100 anos da Soja no Brasil. “Será uma noite muito especial, uma vez que teremos em Santa Rosa os familiares do pastor se encontrando com as famílias que iniciaram o plantio da soja aqui no Brasil. É o ponto alto da programação e celebração do centenário durante a Fenasoja 2024”, destacou o presidente da Fenasoja 2024, Dário Jr Germano.
Antes disso, no domingo (01/12) às 9h, um encontro promete trazer emoção e relembrar a história. A família americana será recebida na Linha 15 de novembro, onde acontecerá a inauguração do Marco 0, um memorial da história da soja. No local haverá uma cerimônia luterana.
A Fenasoja 2024, maior feira multissetorial do Brasil, ocorre de 29 de novembro a 8 de dezembro, no Parque de Exposições de Santa Rosa (RS) e celebra o centenário da soja no país. A feira conta com 600 expositores sendo o palco para o desenvolvimento da Região da Fronteira Noroeste do Rio Grande do Sul, marcando a retomada dos negócios, a celebração do agro brasileiro, promovendo cultura, gastronomia e integração com o Mercosul.
Fonte: Verônica Muccini Longhi