18.9 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralLiberação de áreas de cultivo de moluscos em Palhoça

Liberação de áreas de cultivo de moluscos em Palhoça

Secretaria da Agricultura anuncia liberação de áreas de cultivo de moluscos em Palhoça

 A Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural anunciou, na sexta-feira, 9, a liberação dos cultivos de moluscos das localidades de Praia do Pontal e Praia do Cedro, no município de Palhoça. Está autorizada a retirada e comercialização de ostras e mexilhões, seus produtos e subprodutos, nessa localidade. A liberação ocorre após dois resultados negativos consecutivos.

Liberação Parcial

Permanecem parcialmente interditadas para a comercialização e consumo da espécie mexilhão, as áreas de Serraria, Barreiros e Ponta de Baixo, no município de São José; São Miguel e Tijuquinhas, em Biguaçu; e Barra do Aririú, em Palhoça. Nessas localidades está autorizada a retirada e comercialização apenas de ostras.

Esse fato ocorre devido as duas espécies terem comportamentos diferentes em relação a filtração e acumulação de toxinas. A presença de toxina diarreica foi detectada em níveis acima do limite recomendado para o consumo apenas em mexilhões. Quando consumida por seres humanos, essa substância pode ocasionar náuseas, dores abdominais, vômitos e diarreia.

A Cidasc intensificou as coletas para o monitoramento das áreas de produção de moluscos interditadas e arredores. Os resultados dessas análises definirão a liberação ou a manutenção da interdição. Os locais de produção interditados serão liberados após dois resultados consecutivos demonstrando que os moluscos estão aptos para o consumo.

Monitoramento constante

Santa Catarina é o único estado do país que realiza o monitoramento permanente das áreas de cultivo. O Programa Estadual de Controle Higiênico Sanitário de Moluscos é um dos procedimentos de gestão e controle sanitário da cadeia produtiva, permitindo maior segurança para os produtores e consumidores.

Fonte: MB Comunicação

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS