Os sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) podem ser adotados nas fazendas de pecuária leiteira. É o que vai mostrar o Webinar “ILPF em propriedades de gado de leite –como e por que implantar”, evento promovido pela Embrapa com o apoio da Rede ILPF na próxima terça-feira (21), com transmissão a partir das 18h pelo canal da Embrapa pelo YouTube. Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=PrW9ve81dzI.
O evento contará com apresentações de pesquisadoras da Embrapa e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Roberta Carnevalli, da Embrapa Gado de Leite (Juiz de Fora, MG), fará palestra sobre ILPF para propriedades leiteiras. Os ganhos proporcionados pela ILPF para gado de leite serão abordados por Isabel Ferreira, da Embrapa Cerrados (DF). Já a coordenadora geral de Mudanças Climáticas, Florestas Plantadas e Agropecuária Conservacionista do MAPA, Fabiana Villa Alves, vai falar sobre incentivos do Plano ABC+ para a pecuária leiteira.
Após as apresentações, os participantes poderão interagir com as palestrantes encaminhando perguntas no chat do canal da Embrapa.
Sobre a ILPF
A integração-lavoura-pecuária-floresta (ILPF) é uma estratégia de produção que integra diferentes sistemas produtivos, agrícolas, pecuários e florestais dentro de uma mesma área. Pode ser feita em cultivo consorciado, em sucessão ou em rotação, de modo a beneficiar todas as atividades. Esses sistemas visam otimizar o uso da terra, elevando os níveis de produtividade, diversificando a produção e gerando produtos de qualidade. Além disso, a ILPF reduz a pressão sobre a abertura de novas áreas.
Ela pode ser utilizada em quatro possíveis modalidades: Integração Lavoura-Pecuária, Integração Pecuária-Floresta, Integração Lavoura-Floresta e Integração Lavoura-Pecuária-Floresta. A escolha da estratégia a ser utilizada depende das características da região e da propriedade, como proximidade de mercado, logística, relevo, clima, aptidão da propriedade, e maquinário disponível, entre outros.
Fonte: CERRADOS NCO