Primeira parada foi na Fazendas C+4; projeto ainda visitará Grupo Irmãos Quagliato e Nelore Marcovel; na foto, a partir da esquerda: Técnico de Campo da ABCZ, Gustavo Rusa; Criador Randolfo Alves Neto (C+4); Gerente de Fomento do PMGZ, Ricardo Abreu; Criador César Randolfo Alves (C+4); e Coordenador Regional de Fomento do PMGZ, Erwin Quiroga.
A nova edição da Rota do PMGZ percorre o estado do Pará, dono do terceiro maior rebanho de bovinos do país, com mais de 23 milhões de cabeças, conforme o IBGE. Desde essa quinta-feira (31), as equipes Técnica, de Fomento e da ABCZ TV, visitam propriedades na região sul do estado, mostrando resultados reais do melhoramento genético de rebanhos Nelore PO e Comercial.
“O rebanho paraense se destaca não só pelo volume, mas pelo elevado padrão genético e qualidade da carne. Através da Rota do PMGZ, conseguimos mostrar como o produtor brasileiro está utilizando cada vez mais as ferramentas da ABCZ e progredindo geneticamente, independente do tamanho do rebanho e da posição geográfica”, destaca o Gerente de Fomento do PMGZ, Ricardo Abreu.
A primeira parada desta edição foi na Fazendas C+4, em São Félix do Xingu, dos criadores Randolfo Alves Neto e César Randolfo Alves. O criatório ingressou no PMGZ Comercial para promover o melhoramento genético do rebanho de matrizes.
“Já fizemos a classificação de 2.300 matrizes e o planejamento é chegar à 10 mil matrizes classificadas, com base nas avaliações do PMGZ Comercial”, ressalta o Técnico de Campo da ABCZ no Pará, Gustavo Rusa.
O criador Randolfo Alves Neto diz que as expectativas com relação ao programa foram superadas. “Todos os pecuaristas deveriam aderir ao PMGZ. Afinal, é um investimento no melhoramento genético de todo o rebanho”.
As próximas paradas da Rota do PMGZ no estado do Pará acontecem em Xinguara e Redenção. O presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, chega ao estado nesta sexta-feira para integrar a equipe durante a Cavalgada e Leilão Quagliato (Edição Comemorativa de 50 anos). O projeto ainda vai visitar a Fazenda Santa Rosa, dos Irmãos Quagliato, em Xinguara, e a Fazenda Cachoeira, do Nelore Marcovel, em Redenção, que também participam do PMGZ.
Fonte: ABCZ