Nesta sexta-feira, 1º, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou ao lado da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) a cerimônia de entrega do prêmio “ABDI Anatel de Redes Privadas”, que teve como um dos destaques o projeto Campo Conectado da Sol, um ecossistema de inovação onde o produtor agrícola encontra num único lugar soluções tecnológicas, inteligência de dados, internet das coisas e conectividade rural.
O intuito da premiação é destacar ideias inovadoras e coletar informações sobre o impacto das Redes Privativas nos diferentes setores do mercado, sendo Smart City / Educação / Transporte; Utilities / Mineração / Óleo e Gás; Indústria e Agro.
Na categoria Agro, a Sol se destacou como um dos três projetos de maior impacto com o Campo Conectado, uma rede privativa instalada em Mato Grosso, para sistema de Agro 4.0, na faixa de 700 MHz com tecnologia 4G com parceria entre a Startups, Huawei e Claro S.A.
Para Rodrigo Oliveira, CEO da Sol, a premiação valoriza o trabalho que vem sendo realizado pela empresa, que não leva somente a conectividade mas toda solução de digitalização do campo que vai da conectividade até a solução de insights para melhorar a eficiência da operação. “Estamos ao lado do agricultor para promover a mais inteligente leitura de análise de dados, para que ele tome as decisões corretas nos momentos corretos, tornando a sua produção mais eficiente e lucrativa”, comenta.
De acordo com o CEO, a premiação incentiva que mais empresas do setor privado se juntem no apoio a solucionar o gap de infraestrutura de conectividade nos diversos setores da sociedade, principalmente no campo. “Ainda há muito espaço para expansão, crescimento e investimento no Brasil no setor, portanto, há um longo caminho a ser percorrido, e a iniciativa privada deve ser pioneira e parceira para ajudar nesta transformação”, completa.
Fonte: Thiago Tertuliano