A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, concluiu, na última semana, seu primeiro embarque de milho para a China via Espírito Santo, utilizando o Terminal de Produtos Diversos (TPD), no Porto de Tubarão. A movimentação da carga de 75,5 mil toneladas, oriunda do Terminal Integrador de Araguari, parte do sistema integrado da VLI em Minas Gerais, marcou a concretização de um processo estratégico iniciado em fevereiro de 2025, quando o terminal concluiu sua habilitação para se tornar uma via de escoamento ativa em direção ao maior mercado importador da commodity no mundo, após atender a uma série de especificações técnicas e sanitárias.
A habilitação abre novas oportunidades aos clientes da companhia atendidos pelo Corredor Leste da VLI, que conecta o Triângulo Mineiro ao sistema portuário capixaba. A operação é realizada pela Ferrovia Centro-Atlântica, controlada pela companhia, e a Estrada de Ferro Vitória a Minas, onde a VLI está em processo de transição para o novo modelo regulatório de operação, como agente transportador ferroviário de cargas (ATF-C).
“Ao conectar regiões produtoras relevantes por meio do nosso Corredor Leste, fortalecemos a cadeia de suprimentos e contribuímos para a expansão do comércio exterior do Brasil. Essa nova rota de exportação é um exemplo de como inovamos para atender nossos clientes dos segmentos de maior impacto na economia brasileira, como é o caso do agronegócio”, afirma Daniel Schaffazick, diretor de operações do Corredor Leste da VLI..
Para obter a habilitação, o TPD passou por um minucioso processo de cadastro junto ao Sistema de Gestão Agropecuária do Ministério da Agricultura (Sipeagro/Mapa). Esta etapa incluiu o registro completo do terminal como armazém portuário para a exportação de milho à China, com a apresentação de documentações como o Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e a implementação de um sistema de monitoramento de micotoxinas e resíduos de agrotóxicos nos grãos armazenados. A adequação também exigiu a capacitação de colaboradores para garantir a total conformidade com os padrões chineses.
Além das exportações de grãos, a VLI mantém no Espírito Santo um fluxo contínuo de importação e exportação de diversas cargas, como farelo, fertilizantes, celulose, insumos e produtos siderúrgicos. Por meio do Corredor Leste, a empresa movimenta anualmente cerca de 16,7 milhões de toneladas por ferrovia e 16,2 milhões de toneladas nos portos capixabas.
A demanda chinesa por milho brasileiro cresceu exponencialmente após 2022, quando a guerra na Ucrânia impactou o fornecimento global de grãos. Em resposta, a China expandiu seus acordos comerciais e, a partir de 2023, implementou novos protocolos fitossanitários, estabelecendo critérios rigorosos para sementes e pragas
Fonte: Pedro Araújo