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VLI otimiza eficiência operacional do Tiplam e registra recordes históricos para os fluxos de açúcar e fertilizantes

A VLI, companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais, aumentou o calado dos berços do Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), na Baixada Santista. O movimento, que confere mais eficiência ao ativo, credenciando-o a operar embarcações de maior porte, já se faz sentir em alguns de seus principais fluxos de commodities. Exemplo disso é que o terminal operou recentemente os maiores navios de sua história para exportação de açúcar (74 mil toneladas) e importação de insumos para fertilizantes (72,6 mil toneladas). Tais recordes são resultado direto da estratégia da VLI de maximizar a utilização dos seus ativos e gerar incrementos de produtividade à cadeia logística de seus clientes. 

A dragagem para aumento de calado – distância entre a linha de flutuação e o fundo da embarcação – ocorreu no canal de Piaçaguera e nos berços 2, 3 e 4 do Tiplam. Com isso, o calado máximo para operação no terminal portuário foi elevado de 13,35m para 14,10m, o que possibilita o aumento de cerca de 10% na capacidade de cargas dos navios que operam no local. Com a obra, o tempo de espera dos navios para saída do terminal devido às oscilações de maré tem potencial de redução de mais de 60%. Consequentemente, a disponibilidade dos berços aumenta, fazendo com que mais navios possam atracar para serem carregados. 

“A expansão do calado dos berços atracadores do Tiplam está alinhada com a visão da VLI de ser a opção mais ágil, segura, eficiente e competitiva para alavancar os fluxos de exportação e importação de seus clientes a nível global. Com esta modernização, atrairemos para o ativo embarcações de maior porte, oferecendo uma alternativa altamente interessante para uma melhor distribuição dos fluxos de cargas ao longo do Complexo Portuário de Santos, resultando em ganhos de negócios significativos para seus produtores e para a VLI”, afirma Marcelo Cardoso, diretor de operações do Corredor Sudeste da VLI.

A VLI é a maior transportadora de fertilizantes por ferrovia do país e participa de mais de 90% da importação nacional de matéria prima – enxofre, rocha fosfáltica e amônia – por meio do Tiplam. Também a partir do mesmo terminal portuário, a companhia transporta parte desses produtos por ferrovia a indústrias implantadas na região do Triângulo Mineiro, para posterior distribuição aos produtores da região, fortalecendo a cadeia do agronegócio. 

O Tiplam também tem importância estratégica no mercado de açúcar, sendo responsável por 25% do volume da commodity exportado em Santos. 

O Corredor Sudeste da FCA

O Tiplam é a ponta de fluxos de importação e exportação do Corredor Sudeste da Ferrovia Centro-Atlântica, um sistema logístico de alta eficiência. Sua área de cobertura abrange estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás e o Distrito Federal, movimentando açúcar, grãos e fertilizantes – majoritariamente. A estrutura do corredor também inclui dois terminais integradores, em Uberaba (MG) e Guará (SP), onde é feito o transbordo da carga para o sistema ferroviário. 

Além da alta eficiência ofertada aos clientes, o Tiplam também gera impactos positivos na região da Baixada Santista, uma vez que todos os seus fluxos de exportação são feitos por ferrovia, contribuindo para o trânsito e o ambiente da região, uma vez que o modal ferroviário é até nove vezes menos intensivo que o rodoviário na emissão de CO² na atmosfera.

Fonte: Pedro Araújo

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