32.7 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralVisão além dos números: Fórum pecuário chama a atenção para o equilíbrio...

Visão além dos números: Fórum pecuário chama a atenção para o equilíbrio no melhoramento genético

Visão Além dos Números, promovido pela Melhora+ Consultoria Genética aconteceu no espaço ABCZ Mulher, em Uberaba/MG, reuniu 150 criadores, pesquisadores, técnicos e empresas do setor para discutir os rumos da pecuária de corte. “Antes, o único dado que tínhamos era o peso; posteriormente, chegou a avaliação de carcaça por ultrassonografia em seguida, a precocidade sexual de fêmeas e machos… e seguimos evoluindo! Mas, os números, de forma isolada, não contam a história completa de cada projeto, de cada trabalho e de cada seleção, do dia-a-dia e da poeira do curral, em prol do melhoramento genético até chegar aos índices.”, ressaltou Roberta Gestal, sócia-diretora da Melhora+ Consultoria, promotora do evento juntamente com seus sócios Ângela Bittencourt e Luiz Fernando Figueiredo – todos zootecnistas, somando décadas de vivência em melhoramento genético na pecuária.

O Fórum somou duração total de 5 horas, ilustrou dois cases de sucesso de clientes Melhora+ e, também, três painéis que demonstraram a visão do pecuarista, das centrais de touros e dos programas de melhoramento – totalizando 17 profissionais em plenária, representando todas as áreas. De acordo Roberta, o momento atual da pecuária brasileira é positivo. “Estamos vivendo uma época sublime na avaliação genética pois os dados e informações estão muito acessíveis a nós e isso favorece para que as avaliações genéticas contribuam para o melhor”, ressaltou Ângela Bittencourt, sócia-diretora da Melhora+. Contudo, ela complementa que o Fórum elucidou aos presentes que há uma lacuna na comunicação das análises dos dados até chegar ao público-final, que é o pecuarista. “Eventos como esse nos incentivam a refletir sobre nossas inquietudes técnicas e a comunicação vem trazendo muitos ruídos e prejudicando nosso entendimento e clareza nas decisões”, pontuou um dos painelistas convidados.

PAINÉIS: nos três painéis, especialistas reforçaram pontos importantes, salientando que o mercado cria suas próprias regras comerciais, identificando que a comunicação ainda é falha e gera ruídos e que equilíbrio será a bússola das contratações em centrais, recebendo mais atenção do que os percentuais de destaque. Ficou claro o consenso: tecnologia e programas funcionam, mas exigem clareza, tempo e estratégia para que o pecuarista transforme genética em resultado sustentável.

CASES: O Fórum ressaltou o resultado do equilíbrio no melhoramento genético em dois cases: o primeiro foi a Fazenda Santa Fé que mostrou como superou erros nas compras em leilões e acertou a genética através da consultoria, ocorrendo uma “virada de chave” na seleção, com sucesso nos índices reprodutivos. O segundo case foi estrategicamente selecionado pela equipe Melhora+: a Fazenda Camparino, um plantel que preconiza o equilíbrio, dando ênfase ao biotipo de animais, sendo reconhecida como “biotipo Camparino”, evidenciando  evolução consistente com gráficos e imagens ilustrando o resultado prático da seleção.

SOFTAUROS: o Fórum celebrou o lançamento oficial deste produto que reúne gestão zootécnica e gestão genética em um único software. “É uma tecnologia inédita a favor do trabalho no campo favorecendo o controle dos dados do rebanho para o pecuarista”, ressalta Luiz Fernando Figueiredo, sócio-diretor da Melhora+ complementando que a solução contribui com o módulo de acasalamento. O sistema foi desenvolvido em parceria com a empresa SoftSystems Softwares.

Fonte: Luciene Gazeta | Jornalista AGRO

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS