20.4 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralVinhos de Portugal estreiam na Wine South America investindo em aproximação com...

Vinhos de Portugal estreiam na Wine South America investindo em aproximação com o mercado brasileiro

A conexão entre Brasil e Portugal na produção e comercialização de vinhos se reflete em números expressivos. Segundo a ViniPortugal, entidade responsável pela promoção dos vinhos portugueses, o Brasil ocupa o terceiro lugar entre os maiores mercados de exportação de vinhos de Portugal, subindo para a primeira colocação do ranking quando não são considerados os dados dos vinhos da região de Porto. “O brasileiro aprecia muito os vinhos portugueses, pela sua variedade e pela diferença em relação aos demais vinhos do mundo, razão pela qual o consumo de vinho português tem vindo a crescer muito no Brasil”, destaca o enólogo Frederico Falcão, presidente da ViniPortugal. “A Wine South America vem crescendo muito e atraído compradores de vinho de vários Estados do Brasil. Atendendo à importância crescente dos Vinhos de Portugal no Brasil e da Wine South America, não podíamos deixar de estar presentes no evento”, completa.

Os vinhos portugueses têm sido reconhecidos mundo afora como uma fonte de surpresas positivas. Elaborados com uvas próprias, autóctones e simbólicas do país, a produção resulta em rótulos diferentes e autorais, que vem ganhando o paladar do mercado brasileiro ano a ano, de acordo com o diretor técnico e professor da ABS-RS, Maurício Roloff. Ele conta ainda que Portugal tem uma longa tradição de elaboração de vinhos de corte, que combinam diferentes uvas para extrair mais complexidade e mais qualidade, para que uma uva compense aquilo que a outra possa não oferecer. “Portugal oferece uma diversidade gigantesca em termos vitivinícolas. Cruzar o país degustando vinhos é provar rótulos absolutamente diferentes e que expressam muito bem o terroir local. E os vinhos portugueses têm uma longa tradição de relação com o consumidor brasileiro, mas nos últimos anos isso se intensificou muito e o brasileiro já identifica em Portugal um país de qualidade confiável”, descreve Roloff.

O visitante e comprador da Wine South America terá a possibilidade de fazer negócios com representantes das mais prestigiadas vinícolas do país, como Esporão, Casa Santos Lima, Vercoope, Real Companhia Velha, Sogrape e Casa Ermelinda Freitas.

A Sogrape, um dos maiores e mais renomados grupos vitivinícolas de Portugal e com presença global, é uma das marcas que mostrará suas novidades no evento. “A Sogrape irá apresentar, além dos seus vinhos produzidos no Chile e na Argentina, diversas opções do seu portfólio de vinhos portugueses, destacando as principais regiões onde está presente. Em evidência estarão os vinhos do Douro e do Alentejo, duas das regiões vitivinícolas mais emblemáticas de Portugal”, explica o administrador executivo da Sogrape, João Gomes da Silva. “Entre os grandes protagonistas, destacam-se os vinhos premium da Casa Ferreirinha e da Herdade do Peso, reconhecidos por sua qualidade e expressão única de seus respectivos terroirs. Além disso, apresentaremos os vinhos da Quinta de Azevedo, reforçando nosso investimento no segmento de brancos leves e elegantes, provenientes da região dos Vinhos Verdes. É uma categoria em forte crescimento e cada vez mais apreciada pelos consumidores brasileiros”, adianta o executivo.

Mercados internacionais tradicionais – e outros que começaram a despontar mais recentemente no mundo do vinho – já confirmaram presença na 5ª edição do evento. Entre eles, estão vinícolas de países como Espanha, França, Itália, Argentina, Chile e Uruguai, com destaque para a estreia de uma importadora de vinhos finos e azeites extra-virgem elaborados na Grécia, trazendo ainda mais diversidade para o roll de marcas expositoras.

Fonte: Raquel Fronza 

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS