A unidade de Capinzal da BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, está otimizando sua gestão hídrica em sintonia com o compromisso da empresa de reduzir em 13% seu indicador de consumo de água até 2025. No ano passado, a fábrica economizou 600.000 litros de água por dia, totalizando 172.800.000 litros por ano, volume equivalente para abastecer 15.600 pessoas por dez dias.
O resultado, que rendeu à Companhia troféu do Prêmio Expressão de Ecologia, é reflexo do projeto de redução de consumo de água no processo de higienização da unidade, que contou com as trocas das ponteiras das mangueiras para limpeza, incremento de coleta a seco, implementação de boas práticas operacionais e acompanhamento microbiológico com a garantia de eficiência, além de capacitação, sensibilização e colaboração de todo o time.
“Com trabalho multidisciplinar e eficiente nos setores produtivos de pendura, sangria, escaldagem, evisceração, pré-resfriamento, sala de cortes e industrializados, alcançamos um resultado expressivo, contribuindo com a sustentabilidade da operação”, explica Giovani Lazzarin Mendonça, gerente executivo industrial da unidade de Capinzal da BRF.
Ainda segundo o executivo, a Qualidade é um dos compromissos inegociáveis da Companhia e as ações realizadas na unidade promoveram melhoria dos resultados microbiológicos, tanto do ambiente físico, quanto dos produtos fabricados.
A conquista reforça o comprometimento da BRF em integrar a sustentabilidade em sua cadeia de valor a fim de preservar os recursos naturais. A Companhia tem o compromisso de reduzir em 13% seu indicador de consumo de água até 2025.
Fonte: Gustavo Cezario