20.5 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralÚltima prova do ano define os melhores domadores do ciclo 2025 do...

Última prova do ano define os melhores domadores do ciclo 2025 do Cavalo Crioulo

O ginete Nathan de Vasconcelos e o cavalo Cawall Sinuelo (Box 48), da Cabanha Videira, em Rio Pardo (RS), foram os grandes campeões da Doma de Ouro, modalidade que avalia o desempenho de um domador no processo de doma de um potro em diferentes etapas. O cavalo zaino colorado que auxiliou na conquista do título foi criado por Carlos Alberto Garcia Vieira. Nascido em 2022, tem como pais Campana Guitarrero e Teca 2106 de Santo Ângelo. “Meu pai é domador. Desde os 10 anos, participo de provas da modalidade. Sempre tive vontade de participar porque aqui estão os melhores. Esse ano eu tive essa oportunidade, tudo deu certo e estou muito feliz”, destacou o ginete.

A prova que define os melhores domadores do ciclo de 2025 do Cavalo Crioulo ocorreu na noite deste sábado (06/12), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). encerrando as festividades da 3ª Semana do Cavalo Maneca Costa com chave de ouro. Para o vice-presidente de Provas Esportivas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Fernando González, o ciclo encerra-se com um saldo positivo. “A Associação finalizou o ano com uma entrega muito grande à comunidade. Eu vi uma semana intensa, de altíssimo nível técnico e com um grau de satisfação muito alto dos participantes”, relatou. 

A Arena do Cavalo Crioulo também foi palco para apresentar os vencedores do Um Ano de Freio. A conquista do primeiro lugar no pódio ficou com o conjunto Isliver Arim Cardozo e Paysano Olhos de Campo (Box 128). Criado por Renato Correa Morrone, da Cabanha Olhos de Campo, de Santa Vitória do Palmar (RS), o cavalo gateado nasceu em 2021 e é filho de Se Ermão e Amigaza do Canguçú. “É muito bom, esse cavalo é diferente. Sair com o título é muito gratificante”, relatou Cardozo.  

Ao total, 128 conjuntos, provenientes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, participaram das modalidades que encerraram a programação da 3ª Semana do Cavalo.

Os jurados da Doma de Ouro foram Filipe da Silva Lisboa e Santiago Duglio Schiavo, enquanto Um Ano de Freio foram Felipe Caccia Maciel e Ricardo de Freitas Labrêa, com reserva de João Luís Arísio. A supervisão técnica ficou a cargo de Daniel Rossato Costa e Manoel de Macedo Pons Neto. A narração ficou sob responsabilidade de Bruno Silveira e Carlos Jober.

Fonte: Jardine Comunicação

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS