22.2 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralTratamento Industrial de Sementes com biológicos favorece a sustentabilidade na plantação

Tratamento Industrial de Sementes com biológicos favorece a sustentabilidade na plantação

O Tratamento Industrial de Sementes (TSI) com bioinsumos consiste na aplicação direta de soluções biológicas – desenvolvidas a base de microrganismos – nas sementes antes do plantio. “Essa técnica confere ainda maior eficiência na ação dos produtos. O objetivo é proteger as sementes nas fases iniciais da lavoura, desde a semeadura até a emergência da plântula”, explica Evandro Marcus de Paula, gerente de TSI da Biotrop.

 Técnica moderna, o TSI é uma excelente alternativa em termos de praticidade e rapidez na aplicação de bioinsumos. O uso de produtos biológicos no tratamento é ambientalmente mais seguro, agregando eficácia nesse manejo. Evandro recomenda a atenção dos agricultores para a utilização das soluções. “Para obtenção de êxito na aplicação, os biológicos devem ser operados sempre por último no momento do tratamento e nunca em misturas de calda. O objetivo é ter uma aplicação uniforme e eficaz”.

 A Biotrop possui centros de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias biológicas de última geração, que trabalham ativamente para oferecer as mais modernas e efetivas soluções para os agricultores. “Nosso portfólio oferece tecnologias específicas para a realização do TSI, desde biodefensivos, biofertilizantes e bioestimulantes compostos por microrganismos e endosporos. Todos os produtos são testados e aprovados em centros de pesquisa e desenvolvimento próprios e de terceiros, regulamentados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)”, destaca o gerente.  

As tecnologias da Biotrop impactam positivamente e de forma direta a produtividade dos cultivos, uma vez que proporcionam proteção eficaz às sementes tratadas, prevenindo o ataque de doenças de solo e nematoides, além de facilitar o desenvolvimento inicial das plantas e prevenir problemas fitossanitários em condições ambientais adversas. 

O TSI tem se mostrado essencial para o desenvolvimento da agricultura no Brasil e contribui, significativamente, para a produtividade e a sustentabilidade agrícolas. “Proteção das plantas, aumento da produtividade, custo-benefício e qualidade estão entre as vantagens da adoção de biológicos com essa técnica”, finaliza Evandro de Paula. 

Fonte: Isadora Fabris

spot_img
spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS