31.1 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralTransformação digital é um dos temas da Cooptalks Agro

Transformação digital é um dos temas da Cooptalks Agro

Durante a CoopTalks Agro, que acontece no próximo dia 17, a partir das 9h, em plataforma digital (https://live.cooptalks.com.br/), diversos especialistas das mais variadas áreas que impactam diretamente o setor do agronegócio se reúnem para apresentar visões, direcionamentos e tendências às cooperativas, em busca de um setor cada vem mais cooperativo e competitivo.

Um dos temas que será abordado durante o evento será o de Transformação Digital e sobre o porquê muitas cooperativas têm receio de se digitalizar. Haverá uma roda de conversa com especialistas e entusiastas da área, no qual Leandro Carvalho, CEO da Supercampo, irá participar e levar seu conhecimento sobre os benefícios e cuidados para a digitalização de lojas agropecuárias.

A transformação digital consiste no processo de unir tecnologia digital a todos os aspectos de um negócio. Ela também leva em consideração uma mudança de mentalidade na filosofia da empresa, reforçando aos colaboradores a importância da tecnologia na realização dos processos e incentivando o treino e o conhecimento a respeito das ferramentas digitais.

No agronegócio em específico, muitas cooperativas possuem o desejo de digitalizar, mas não têm os conhecimentos técnicos necessários e essa falta de entendimento pode aumentar a probabilidade de procedimentos inadequados. Segundo Leandro, a digitalização traz muitas oportunidades de negócios e até mesmo controle sobre seus serviços e produtos. Com o processo de digitalização, as cooperativas podem automatizar processos, como a gestão de contas, gerenciamento de produtos e serviços, além de permitir que os cooperados acessem informações e serviços por meio de aplicativos móveis e plataformas online. “O medo de dar errado todo o processo de digitalização, ou então perder o contato do presencial tem sido o maior receio entre as cooperativas, entretanto – tempo é dinheiro -, ajudar o cooperado a investir tempo no que realmente importa em vez de filas desnecessárias, usar os benefícios do digital, é um dos maiores motivos para a digitalização”, pontua.

“A transformação digital no agronegócio já é uma realidade”, reforça Leandro. “Cada vez mais novas tecnologias surgirão para serem facilitadoras dos processos visando otimizar os resultados. Nossa missão é acelerar o processo de transformação digital e conectar o produtor às melhores oportunidades de negócios”, alerta.

Outro receio muito grande encontrado, principalmente pelas cooperativas, é o medo das fraudes. Leandro alerta que o processo de fraudes só acontece porque existem pessoas mal-intencionadas. “Olhando para o cenário cooperativista temos uma grande vantagem, um cooperado não irá lesar sua cooperativa, assim como uma cooperativa também não tem a intenção de prejudicar um cooperado. Logo, nossos usuários têm uma maior confiabilidade, o que faz com que os processos sejam mais seguros”, avalia. Segundo o CEO ainda, as cooperativas que desejam digitalizar devem considerar cuidadosamente os riscos e benefícios, e procurar orientação especializada, para garantir uma transição suave para o digital. “A digitalização pode oferecer muitas vantagens para as cooperativas, incluindo a melhoria da eficiência, redução de custos e maior transparência”, conclui.

Fonte: Danielle Sommer

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS