Para três dos sete produtores que receberam R$ 63 milhões na primeira rodada de CRA VerdeTech do Brasil
Ação será feita pela fintech juntamente com a Produzindo Certo e a Planeta Securitizadora em parceria com o Sistema FAEG/SENAR na Tecnoshow 2022, que acontece nesta semana em Rio Verde (GO)
A TRAIVE, fintech especializada em crédito agrícola, participa pela primeira vez da Tecnoshow e a convite da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR Goiás) utilizam o espaço no evento para reconhecer três dos sete produtores que participaram do primeiro programa de financiamento lastreado em títulos verdes, o CRA VerdeTech﹒ Essa ação acontecerá nesta primeira semana de abril, e terá também a presença de representantes da Planeta Securitizadora e da Produzindo Certo.
O CRA VerdeTech, ação inovadora coordenada pela Traive, foi realizado em março de 2021, e tem o papel de incentivar os produtores na continuidade das boas práticas produtivas e de tecnologia com foco na adaptação nas constantes mudanças climáticas e redução de emissão de gases de efeito estufa. Todos os sete produtores obtiveram financiamento da emissão de CPRs de áreas produtivas com certificação ESG.
O valor total da operação foi de R$ 63 milhões e esses três primeiros selecionados atingiram as metas de desmatamento zero e procedimentos operacionais com as melhores práticas agrícolas de baixa emissão.
“Uma operação inédita e que comprovadamente trouxe benefícios para toda a cadeia, dos produtores ao mercado financeiro. Em 2022, esperamos triplicar o volume de operações lastreadas em títulos verdes, e nos próximos meses devemos ter boas novidades de uma segunda rodada”, comenta Luís Lapo, diretor de Riscos da Traive.
Os primeiros três grupos que tiveram seus trabalhos reconhecidos na Tecnoshow foram: Benildo Teles, Paul Henri e Gilmar Facco. Além destes, mais quatro produtores do Mato Grosso serão os próximos a receber essa ação da Traive. “Participei do CRA Verde﹒Tech, pois achei interessante toda a sua metodologia e ações que protegem o meio ambiente. Entendo que foi uma movimentação interessante para os investidores e produtores do agronegócio, que terão acesso a financiamentos mais em conta e sustentáveis”, explica Paul Henri, produtor rural e sócio da Sementes São Francisco.
Já para Benildo Teles, do Grupo Teles e sócio da Agrogalaxy, o CRA VerdeTech foi uma excelente oportunidade. “O CRA Verdetech veio ao encontro do produtor rural e principalmente a mim, com a oportunidade de estar produzindo certo e ter uma visão maior do compromisso ambiental. Uma facilidade maior de ter crédito junto a uma operadora de CRA (Planeta Securitizadora) e um melhor preço na venda dos produtos para as tradings por estarmos produzindo corretamente”, comemora Teles.
Nesta primeira rodada de reconhecimento, os três produtores de Goiás seguiram a risca ações agrícolas de baixa emissão, como: Manejo Integrado de Pragas e Doenças (MIP), Manejo e Conservação do Solo, Plano de Gerenciamento de Resíduos, Gestão e Mitigação do Uso de Fertilizantes e Uso de Corretivos Agropecuários e adoção de um Programa de Uso Sustentável de Energia no Meio Rural. “Os produtores brasileiros que estão produzindo de forma responsável e conseguem dar transparência aos seus indicadores socioambientais, têm uma oportunidade enorme para navegar no mercado de capitais e ter acesso a novas fontes de recursos que valorizam os resultados ambientais produzidos da porteira para dentro. O CRA VerdeTech concretizou esta ação e está ajudando a destravar o potencial de financiamento verde para o agro brasileiro”, afirma Aline Locks, CEO da Produzindo Certo.
TRAIVE na Tecnoshow
A Tecnoshow 2022 é uma imensa vitrine de tecnologias para o homem do campo, seja ele pequeno, médio ou grande produtor. A diversidade é uma das marcas registradas do evento, atração de qualidade garantida para toda a família. A Traive, além do evento de reconhecimento dos produtores no CRA VerdeTech, está no espaço “Campo Lab”, que é uma iniciativa do Sistema FAEG/ SENAR/ IFAG e Sindicato Rural. Além disso, a Traive vai expor uma parceria inédita com a SENAR, que contemplará a presença no evento, bem como a troca de conhecimento e promoção de pautas de interesse dos produtores, como profissionalização da gestão financeira, transformação digital do agronegócio e os desafios do crédito.
Fonte: Traive