O bioma do cerrado sofre de forma imensurável pela ação criminosa de pessoas sem absolutamente nenhuma espécie de escrúpulo, mas sim apenas de auferir lucros, obtendo vantagens financeiras por intermédio de uma atividade ilícita, praticando crimes contra o meio ambiente.
Os estados do Maranhão, Piauí, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Bahia e Mato Grosso do Sul são os mais afeitados por esta prática delituosa.
Nos últimos anos e de forma mais austera ainda no ano de 2023, temos concentrado todas as nossas forças neste problema no Estado do Maranhão, que de forma indescritível vem tendo sua avifauna tragada pelo tráfico de animais silvestres. E infelizmente com pouca ou quase nenhuma ação do Poder Público para reprimir o crime.
Neste momento, estamos desesperadamente buscando proprietários de fazendas de gado na região sul de todo estado para programas de conservação e reintrodução à vida livre de espécimes de algumas espécies de papagaios e araras nativos da região. As fazendas de cultivo de grãos ou plantio de eucaliptos são precárias para estas atividades em função de serem verdadeiros desertos verdes, salvo, de repente, alguma área de reserva que tenha proporções consideráveis de cerrado ainda preservado.
Em nossas redes sociais um pouco de nosso trabalho pode ser visto, Instagram principalmente – @sosfauna – , mas também em nosso site, www.sosfauna.org.br.
Estamos à disposição para vídeo conferências onde podemos exibir de forma mais detalhadas nossos projetos e as melhores intenções de fazer algo para o bem.
Sem mais para o momento, antecipamos aqui nossos agradecimentos pelo minuto de atenção a nós concedido.
Fonte: sosfauna sosfauna