16.4 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralTouro Sindi bate recorde com mais de 600 doses de sêmen produzidas...

Touro Sindi bate recorde com mais de 600 doses de sêmen produzidas aos 17 anos

As tecnologias de reprodução impulsionam cada vez mais a cadeia de carne e de leite no país. A Inseminação Artificial (IA) cresce a passos largos, acelerando o melhoramento genético do rebanho nacional. Com o mercado em franca expansão, a qualidade da bateria de touros da ABS se consolida na liderança do segmento, entregando quantidade e qualidade para os pecuaristas. 

Na pecuária leiteira, o reprodutor Xeque D bateu a marca de 600 doses de sêmen produzidas, aos 17 anos de idade, se consagrando um ícone da raça Sindi. Xeque é o touro número 1 da raça para transmissão de leite, com PTAL de 284 kg e Confiabilidade de 71%. É o atual líder do Sumário de Touros da ABCZ.

“Um reprodutor conhecido dentro da raça pela produção de leite de suas filhas, estrutura corporal e caracterização racial. A ABS trabalha intensamente com touros jovens, buscando reduzir o intervalo de gerações. Contudo, Xeque quebra essa linha de trabalho para que possamos ofertar ao mercado um ícone da raça, produtor de vacas extremamente leiteiras e de alto valor genético. Essa superioridade pode ser comprovada em várias doadoras de embriões, filhas desse reprodutor, que a cada controle leiteiro, confirmam sua capacidade de transmissão de leite”, destaca o Coordenador de Produto e Atendimento ao Cliente Leite da ABS, Fernando Rosa.

Xeque D é fruto da seleção de Manelito Dantas Vilar Filho, da Paraíba, e pertence a Francisco Pordeus, um apaixonado pela raça. “Muito me contenta ter adquirido o Xeque há alguns anos. Quando ele nasceu, o próprio Manelito escreveu em sua ficha: “O bezerro mais completo que já tive. Desenho, comprimento, herança, harmonia e temperamento”. E foi praticamente uma profecia. Um animal que as crianças montavam e, hoje, um reprodutor considerado por muitos especialistas o principal genearca da raça. Graças à excelente parceria com a ABS, Xeque bate o recorde de 600 doses de sêmen produzidas, de qualidade excepcional, aos 17 anos de idade”, comemora o criador, Francisco Pordeus.  

Fonte: Élcio Fonseca

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS