Com com fazendas homologadas, o projeto Texas Protocol traz o conceito de “Descentralized Finance” (finanças descentralizadas) ao mundo do agronegócio. Oportunidade para que investidores do mundo cripto possam investir em um ramo sólido e que está presente em nosso dia a dia, seja na roupa que vestimos, seja nas prateleiras dos supermercados… Tudo depende do agronegócio para a subsistência da vida humana. Continue sua leitura para saber mais
A revolução digital, que começou com o advento da internet, entrou em uma nova fase de desenvolvimento com o surgimento da tecnologia Blockchain. A tecnologia blockchain foi criada em 2009 para sustentar a moeda digital Bitcoin no contexto de pagamentos digitais e possui atributos diferenciados e únicos, com destaque para uma segurança rigorosa, por meio de criptografia, anonimato e integridade dos dados. Sem a necessidade de uma entidade central, controladora e condicionada à criptografia, o consenso é coletivo entre os membros da rede mesmo que não se conheçam.
Diante deste cenário, tendo em vista que a tokenização de ativos já é uma realidade que vem crescendo em todo o mundo. Essa tecnologia permite transações diretas e seguras (P2P) com a criação de negócios para emissão e negociação de tokens com a tecnologia blockchain. No mercado de investimentos cripto, o token é a representação eletrônica de um ativo real para facilitar as negociações de bens. Seja um objeto físico, como empreendimentos e equipamentos, seja produtos não tangíveis, a exemplo de diretos autorais e moedas digitais.
Os Tokens têm revolucionado a indústria de criações intelectuais, como artes digitais, fonogramas, games, projetos arquitetônicos e com potencial crescente em outras áreas ligadas a bens físicos e outras criações autorais. O mercado já representa mais de 600 milhões de dólares ou 3,2 bilhões de reais. A tecnologia vem permitindo a criação de negócios para emissão e negociação dos tokens.
Essa tecnologia tem potencial para transformar a forma como o mercado de capital funciona no Brasil e no mundo, com uma maior desintermediação do mercado financeiro, seguida de uma maior globalização dos investidores. A tokenização dos ativos abre um mercado em potencial, não só no sentido de incluir indivíduos no sistema financeiro, como também o de viabilizar novas e inovadoras formas de financiamento de projetos para além dos instrumentos do mercado de capitais tradicional, com a simplificação e democratização do acesso ao capital. Essa nova forma de intermediação de transações e captação de capital vindas com a tecnologia blockchain, se mostra mais acessível e inclusiva. Uma vez selecionado o ativo, é preciso definir um modelo estipulando quais serão os direitos a serem conferidos aos titulares dos tokens, para que, então, ocorra a emissão.
Imagem: Whitepaper Texas Protocol
Portanto, conforme tabela, o token Texas Protocol se enquadra como um “Utility Token” por ser um token que dá acesso as funções e benefícios de um ecossistema voltado ao agronegócio. O token Texas Protocol possui a sua própria carteira digital chamada Texaspay, que possibilita fazer transações P2P – “peer to peer”, que significa par a par em português, sendo assim o token tem a característica de moeda digital, por outro lado o projeto conta com fazendas homologadas no protocolo, em que o detentor do token terá acesso as Staking Pools do projeto, como recompensa por estarem investindo a longo prazo no ativo. Lembrando que os tokens Texas Protocol não são valores mobiliários e seus investidores não se enquadram como acionistas das fazendas homologadas.
Texas Protocol
O objetivo dos desenvolvedores do projeto foi trazer autonomia econômica a um setor que é responsável pelo sucesso de indicadores econômicos de diversos países, bem como democratizar os investimentos no setor rural, tudo por meio da tecnologia blockchain. Capaz de transcender fronteiras e sem intermediários a tecnologia blockchain consegue unir a comunidade agrícola internacional por meio de transações comerciais, como também de inserir novas pessoas a esse mercado, mesmo que essas pessoas tenham poucos recursos. As primeiras fazendas homologadas, que também são o projeto piloto, encontram-se no Brasil e têm como foco a exploração econômica na criação de gado de corte e na produção de grãos, mas há planos para implementar o modelo de negócio em outras localidades do território nacional, bem como em outros países, levando o conceito de “fazenda DeFi” pelo mundo.
Texas Token
A Texas Token pretende proporcionar aos agricultores e investidores um serviço seguro e simples para a realização de transações e operações com o Texas Token, criando assim uma rede de confiança entre os seus operadores.
Veja algumas vantagens na utilização do Texas Token:
- Estabilidade
Proporciona estabilidade cambial e unificação monetária para um determinado setor, sendo uma excelente ferramenta comercial para os setores responsáveis pelas empresas vendedoras.
- Simplicidade
Todos serão capazes de entender os mecanismos com bastante facilidade. É também um algoritmo simples, sem situações complexas ou de qualquer outro tipo.
- Baixo custo e operação eficiente
As transações por meio da rede blockchain descentralizada são muito mais baratas do que conduzir uma operação bancária tradicional.
- Transparência e Segurança
A tecnologia Blockchain e de redes 100% criptografadas significa que cada operação realizada é totalmente refletida na rede e não pode ser alterada de nenhuma forma.
- Backup de capital – Modo econômico
Texas Protocol também procura ser uma forma segura e líquida de economizar o seu dinheiro, economizando e mantendo-o fora de todo o tipo de crises financeiras e desvalorizações da moeda local.
- Favorável ao meio ambiente
Com o uso deste tipo de tecnologia, o uso do papel-moeda é reduzido, contribuindo para a diminuição do corte indiscriminado de árvores e o uso de materiais tóxicos para a geração das contas físicas que conhecemos hoje.
Utilidades do Token
Veja algumas utilidades do Token para o agronegócio:
- Tomada de Decisões: Direito de participar ativamente das decisões do protocolo Defi
- Acesso Liberado: Acesso as staking pools do ecossistema
- Pagamentos: Ser utilizado como moeda digital para pagamentos
TexasPay
TexasPay é um app funcional, para facilitar o uso dos seus tokens Texas, que com a conectividade com a sua carteira vai te proporcionar uma nova maneira de realizar e receber pagamentos.
O TexasPay serve para você investidor, agricultor, empresário e cliente. Com o app em mãos você pode facilitar realizar transações utilizando Texas Token, realizar e receber pagamentos, gerar QR Code para estabelecimentos e transações rápidas. Você também pode acompanhar o mercado de negociação do Texas Token.
À frente desta grande inovação para o agro, temos a equipe Texas composta por:
- Ericris Souza da Silva (CEO)
- Vanessa Sabioni (CMO)
- João Budoia (COO)
- Murilo Fernandes (CTO)
- Rafael Medeiros (Designer)
- Guilherme Gonçalves (Full Stack)
Parceiros: RDA Soluções Coorporativas, Gaspary Consultoria Juridica e Empresarial, Agro Mulher, Utility Labs e e-agro DAO.
Fonte: Agromulher