21.9 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralTecpar vai retomar produção de insumos para saúde animal

Tecpar vai retomar produção de insumos para saúde animal

Atualmente, há uma lacuna de produção de kits de diagnóstico para brucelose e tuberculose bovina no Brasil, tendo em vista que parte da necessidade brasileira pelo insumo é coberta com importação. Com a iniciativa, o Tecpar pretende fornecer o insumo com qualidade e em quantidade para todo País, a um custo menor.

Para retomar o projeto e a obra, a atual gestão desenvolveu um Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTF) para embasar seu planejamento. “A retomada da produção de kits diagnósticos veterinários será importante para apoiar o agronegócio brasileiro. Vamos voltar a fabricar insumos para atender as demandas deste importante setor produtivo”, ressalta o diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado.

PRODUTOS – Os produtos que serão fabricados na unidade atendem ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Ao todo, sete insumos veterinários serão produzidos pelo Tecpar: tuberculina PPD bovina, tuberculina PPD aviária, antígeno acidificado tamponado (AAT), prova lenta (PL) em tubos, anel do leite Ring Test (RT), kit para diagnóstico da brucelose ovina e kit para diagnóstico da leucose bovina.

A área total do novo Laboratório de Produção de Insumos para Diagnósticos Veterinários do Tecpar será de 2,1 mil metros quadrados e a projeção é que, quando pronta, a unidade tenha capacidade produtiva de 40 milhões de doses ao ano. O investimento inicial é de R$ 15,4 milhões do Fundo Paraná.

DOENÇAS – A brucelose e a tuberculose são causadas por bactérias e seu controle exige a adoção de Boas Práticas Agropecuárias. A brucelose afeta diferentes espécies animais e também a população humana. Além de problemas reprodutivos, a ocorrência de brucelose no rebanho traz prejuízos econômicos como a redução na produção de leite e carne. No Paraná, a vacinação das bezerras de 3 a 8 meses de idade é obrigatória e as propriedades com casos diagnosticados devem ser saneadas.

Uma das mais importantes zoonoses para a saúde pública, a tuberculose bovina é uma doença bacteriana crônica, que pode afetar ruminantes, suínos, aves, animais silvestres e humanos. Não existe vacina e o controle da doença é feito por meio da identificação e eliminação dos animais positivos.

Depois que o Paraná obteve o reconhecimento junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como área livre de febre aftosa sem vacinação, o combate às duas doenças é o principal desafio para a sanidade no Estado.

Fonte: Tecpar Assessoria de Comunicação

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS