19.4 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralTecnologias Poupa-Terra aumentam produção agrícola sem ampliar área cultivada

Tecnologias Poupa-Terra aumentam produção agrícola sem ampliar área cultivada

Para demonstrar o impacto da ciência na produção de soja, ao longo das décadas, a Embrapa irá demonstrar didaticamente o efeito Poupa-Terra – conjunto de tecnologias capazes de elevar a produção sem a necessidade de ampliar a área cultivada – no Show Rural Coopavel, a ser realizado em Cascavel (PR), de 9 a 13 de fevereiro. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na década de 1970, por exemplo, a produtividade média da soja era de 1,487 quilos por hectare. A produtividade média da soja, em 1975, exigia 1 hectare para produzir 2 mil quilos.  Na década de 1980, graças ao avanço tecnológico, a mesma quantidade passou a ser produzida em aproximadamente 0,86 hectare. Nos anos 1990, a área necessária caiu para 0,68 hectare. Já nos anos 2000, bastava menos de meio hectare, e na década de 2020, apenas 0,44 ha. 

“Se considerarmos a produção atual de soja no Brasil ao redor de 170 milhões de toneladas, caso fosse mantida a produtividade média da década de 1970, seria necessária uma área de produção em torno de 115 milhões de hectares. Na safra passada, a área nacional de soja foi de 47,6 milhões de ha. Ou seja, cerca de 67 milhões de hectares foram poupados para se obter a mesma produção”, destaca o analista Rogério Borges, da Embrapa Soja.

Além de demonstrar a redução da área necessária para produzir os mesmos volumes, a Embrapa também irá apresentar a evolução da produtividade ao longo do tempo. “Para alcançar hoje a produtividade média da década de 1970, é necessário menos da metade da área utilizada naquele período”, ressalta Borges. A proposta da demonstração é reforçar a importância da tecnologia no crescimento sustentável da agricultura brasileira”, conclui.

Fonte: Embrapa Soja 

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS