A Elicit Plant, empresa multinacional francesa de agri-biotech, pioneira e especializada em biossoluções à base de fitoesteróis, recebeu o prêmio de Empresa do Ano em Resiliência Sustentável de Culturas na 5ª edição do programa anual AgTech Breakthrough Awards, que reconhece as principais empresas, tecnologias e produtos nos mercados globais de tecnologia agrícola e de alimentos.
A companhia oferece uma nova categoria de tecnologia para promover a resiliência das lavouras, baseada em fitoesteróis, compostos naturais extraídos das plantas, cientificamente reconhecidos por seu papel em aumentar a tolerância a estresses e ajudar os produtores a lidar com a imprevisibilidade climática. A Elicit Plant é proprietária da plataforma EliTerra®, tecnologia inovadora e única para a agricultura sustentável, que oferece soluções foliares projetadas para grandes culturas, como milho, trigo, cevada, girassol e soja.
Resultado de investimento em pesquisa e desenvolvimento, a tecnologia representa o primeiro uso comprovado de fitosteróis na agricultura, fornecendo aos produtores soluções preventivas que ativam a resistência natural das plantas antes do surgimento do estresse. As soluções EliTerra® otimizam a eficiência no uso da água, combinando regulação parcial dos estômatos, desenvolvimento aprimorado das raízes e retenção de água nas células. Assim, ajudam as culturas a reduzir a demanda hídrica em até 20%, sem comprometer crescimento ou rendimento. Essa ação dupla promove maior produtividade com menos água, contribuindo para sistemas agrícolas mais sustentáveis e resilientes em todas as condições.
A tecnologia EliTerra® é baseada em um modo de ação único. Atuando como sinalizadores moleculares, os fitoesteróis ativam os mecanismos naturais de resposta ao estresse das plantas de dentro para fora. Essa descoberta científica, combinada à expertise em formulação, permite desenvolver soluções preventivas que ajudam as plantas a construir resiliência de forma proativa. Os produtos são fáceis de aplicar, compatíveis com equipamentos agrícolas e têm eficácia comprovada em sistemas de sequeiro e irrigados, oferecendo resultados mensuráveis em condições reais.
Segundo o CEO da Elicit Plant, Jean-François Déchant, a tecnologia foi validada em mais de mil ensaios de campo em larga escala, em diferentes tipos de solos, climas e regiões, demonstrando ganhos de rendimento médio de 10%, mesmo sob estresse hídrico. “O que nos diferencia é o nosso rigor científico combinado com escalabilidade, trazendo soluções adequadas para diferentes mercados globalmente em culturas de larga escala”, afirmou, acrescentando que o potencial para desenvolver novos produtos específicos, para diferentes tipos de estresse e culturas, utilizando a plataforma tecnológica EliTerra®, é enorme. “Nosso pipeline de produtos nos permite alcançar uma ampla variedade de culturas”, pontuou.
As soluções da empresa já foram adotadas por produtores na Europa e nas Américas do Norte e do Sul, totalizando mais de dois milhões de acres de campos tratados. Déchant, ao agradecer o prêmio, enfatizou que a Elicit Plant continuará comprometida em desenvolver soluções baseadas na ciência, “permitindo que os produtores utilizem de forma confiável soluções que atendam às necessidades da agricultura atual e futura”.
O diretor executivo do AgTech Breakthrough, Bryan Vaughn, afirmou que a tecnologia EliTerra® está ajudando os produtores a se adaptarem à incerteza climática, enquanto melhora a eficiência no uso de recursos e preserva a produtividade. Ele destacou que a incerteza climática tem impactos significativos para os produtores ao interromper cronogramas tradicionais de plantio e colheita. “Embora mitigar esses riscos seja uma prioridade para os agricultores, o mercado é dominado por abordagens reativas ou altamente químicas”, ressaltou.
Vaughn acrescentou que a solução da Elicit Plant traz uma inovação preventiva, baseada na fisiologia, que atua de dentro para fora da planta. “Ao mudar a agricultura de uma gestão reativa aos estresses para uma construção proativa da resiliência, a empresa estabelece um novo padrão em agricultura sustentável, ajudando os produtores a produzir mais com menos água, independentemente das condições ou do local de cultivo”, concluiu.
O setor de AgTech está redefinindo rapidamente como os alimentos são produzidos, gerenciados e distribuídos, transformando uma das indústrias mais essenciais do mundo. De análises de culturas baseadas em inteligência artificial e plataformas de agricultura de precisão a soluções para uma agricultura sustentável e a utilização de equipamentos autônomos, a AgTech proporciona maior eficiência, transparência e responsabilidade ambiental.
A missão do programa anual AgTech Breakthrough Awards é destacar empresas inovadoras que não apenas acompanham esse setor dinâmico, mas que o impulsionam ativamente. Ao conduzir uma das avaliações mais rigorosas da indústria de AgTech, revisando milhares de indicações de premiação a cada ano, a organização busca inspirar a inovação contínua e ajudar a impulsionar o setor agrícola global para um futuro mais inteligente e sustentável.
Fonte: Nestor Tipa Junior