Tecnologia no espaço e no campo ajudam a Tereos a detectar e prevenir focos de incêndio
Medidas preventivas vêm auxiliando a companhia em suas sete unidades industriais a iniciar o protocolo de contenção de incêndios antes que o fogo se propague por áreas maiores
A chegada do inverno e do tempo seco no Sudeste traz junto um alerta para o meio ambiente: é nessa época que aumenta o risco de incêndios nas áreas rurais, bem como nos canaviais. Sempre atenta a medidas que possam minimizar essa ameaça, a Tereos investe constantemente em ferramentas na luta contra o fogo.
As medidas preventivas vêm auxiliando a companhia em suas sete unidades industriais a iniciar o protocolo de contenção de incêndios antes que o fogo se propague por áreas maiores, possibilitando assim que as equipes de bombeiros, tanto da empresa como pertencentes ao Plano de Auxílio Mútuo (PAM), cheguem ao local em tempo hábil.
A Tereos também foi pioneira no Brasil no uso de sistema de monitoramento por satélite. Desenvolvido em parceria com a GMG Ambiental, o sistema – internamente chamado de ORION, sigla para Observed Remote Information from Orbital Navigation – foi testado na safra 2017/18 e colocado em operação em 2018/19. Com a adição de um satélite mais moderno em 2018, a velocidade para detecção dos focos de incêndio caiu para apenas seis minutos, o que contribui com a agilidade do trabalho de combate das brigadas, reduzindo a extensão das áreas impactadas.
O sistema de monitoramento adotado pela Tereos, feito por meio de 13 satélites meteorológicos operados por agências governamentais (entre elas a Nasa), faz envios automáticos de alertas das ocorrências de incêndio diretamente à Central de Controle da empresa, o que permite respostas e controles ágeis nas áreas atingidas.
Outra ação implementada nas unidades são os veículos de acesso rápido – camionetes leves equipadas com todo aparato necessário para debelar focos de incêndios iniciais, incluindo kit espuma. São seis veículos desse tipo aliados a 30 caminhões e cerca de 180 brigadistas ajudando no combate.
Além disso, a empresa também desenvolveu um aplicativo para checklist dos aceiros com objetivo de monitorar a limpeza e demais parâmetros desta importante barreira contra a propagação do fogo. Técnicos munidos de tablets ou smartphones visitam todos os meses as áreas de atuação para vistoriar, elaborar relatórios e armazenar dados no app. Esses dados são compilados em um dashboard, possibilitando um processo de gestão mais eficiente.
“Cuidar do meio ambiente é prioridade na Tereos. A sustentabilidade faz parte de nosso DNA e está presente em toda nossa cadeia produtiva, do campo à casa de nossos consumidores; por isso que em nossas ações de prevenção e combate aos incêndios, não poderíamos agir de outra forma. Infelizmente, a ocorrência de incêndios aumenta nesta época do ano devido ao tempo seco, mas estamos sempre atentos e aprimorando nossas iniciativas de monitoramento e combate”, afirma Renato Zanetti, Superintendente de Excelência Operacional da Tereos.
O trabalho de monitoramento e combate acontece de maneira integrada, seja entre todas as unidades da Tereos, seja na cooperação com outras usinas da região e órgãos públicos, como Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Cetesb, Defesas Civis e prefeituras. Além disso, a empresa apoia a campanha de prevenção promovida pela Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, que leva informações importantes para a população sobre como evitar focos de incêndios, e realiza uma série de campanhas e ações internas sobre o tema.
Fonte: Andrea Inocente