27.3 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralTecnologia limpa de indução de chuvas e monitoramento climático é destaque no...

Tecnologia limpa de indução de chuvas e monitoramento climático é destaque no AiTec da AgroBrasília 2025

A instabilidade climática, que desafia produtores rurais e diversos setores da economia, tem encontrado respostas na inovação. Uma das soluções mais surpreendentes e sustentáveis vem da empresa ModClima, que, juntamente com a Cyan, sua startup parceira, marca presença no Ambiente de Inovação e Tecnologia (AiTec) da AgroBrasília 2025.

A ModClima é pioneira no Brasil no desenvolvimento de uma tecnologia limpa de indução de chuvas por meio de aeronaves. O método foi criado e patenteado por Takeshi Maia, pai de Majory Maia, que atualmente lidera a empresa. O diferencial está na sustentabilidade: ao contrário de outras técnicas que utilizam aglutinantes químicos ou metais pesados — capazes de contaminar o solo, a água, os alimentos e causar danos ambientais — a tecnologia da ModClima utiliza apenas água no processo de estimulação das nuvens. “Induzimos a precipitação dentro de um polígono específico, de forma totalmente limpa e segura para o meio ambiente e para as pessoas”, assegura Majory.

Com eficiência comprovada, o processo funciona a partir do monitoramento constante do clima em uma área-alvo. Quando uma nuvem com potencial de chuva é identificada dentro desse polígono, a aeronave decola, entra na nuvem, realiza a semeadura com micropartículas de água e estimula seu crescimento, forçando a precipitação sobre o local desejado. “Diante do avanço das mudanças climáticas, a indução de chuvas torna-se uma ferramenta concreta de mitigação e adaptação, capaz de recuperar bacias hidrográficas, reforçar a segurança hídrica e reduzir desastres naturais”, explica Majory. Segundo ela, esse serviço não é exclusivo para grandes empresas. “A proposta é dimensionada conforme a necessidade local e pode, inclusive, ser compartilhada entre produtores vizinhos. Não é inacessível”, reforça.

Ao lado da ModClima, a startup Cyan complementa a atuação com uma plataforma de monitoramento climático e sensoriamento remoto. A ferramenta oferece previsões de curto, médio e longo prazos, alertas de riscos de incêndios e geadas, além de monitoramento de impactos climáticos sobre áreas produtivas. “Ter acesso a essas informações permite ao produtor planejar melhor sua safra, tomar decisões mais assertivas e se proteger de perdas. Afinal, o clima virou um dos maiores riscos para quem produz a céu aberto”, conclui a empresária.

Para ela, a união entre tecnologia, sustentabilidade e gestão de risco climático apresentada pela Cyan e ModClima no AiTec da AgroBrasília 2025 sinaliza um caminho cada vez mais necessário: produzir, preservar e se adaptar às novas exigências do planeta.

Fonte: AgroBrasília 

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS