33.3 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralTecnologia inédita para a soja: UPL lança Thunder, focado no manejo de...

Tecnologia inédita para a soja: UPL lança Thunder, focado no manejo de capim pé-de-galinha e buva

A UPL Brasil – parte do Grupo UPL (NSE: UPL, BSE: 512070, LSE: UPLL), fornecedor global de soluções agrícolas sustentáveis, anuncia o lançamento de Thunder, herbicida altamente sistêmico, que percorre toda a planta e causa a morte das espécies daninhas de difícil controle. O produto está disponível para uso no manejo antecipado de diversos cultivos, como soja, milho, algodão, trigo e feijão oferecendo versatilidade e eficiência desde o início da safra.

Esta novidade é um dos lançamentos divulgados pela companhia esse ano, durante o OpenAg Experience: inovação que transforma o agro, e que representa o compromisso global da fornecedora com uma nova visão de agricultura colaborativa, sem fronteiras e orientada a resultados reais, sempre dedicada a reimaginar a sustentabilidade nas diversas plantações e em oferecer soluções cada vez mais inovadoras para a agricultura.

A companhia avalia que essa ferramenta é fundamental para os programas de combate a buva (Conyza spp.) e capim pé-de-galinha (Eleusine indica). Além disso, ajuda a preservar o potencial produtivo e a rentabilidade dos cultivos, tendo em vista seu diferencial de combater com eficácia as daninhas que estão se tornando resistentes a graminicidas e ao glifosato.

Rogério Castro, CEO da UPL Brasil, afirma: ”Historicamente, a buva e o capim pé-de-galinha representam um desafio importante para a produção de cereais. Dados estatísticos do setor mostram, inclusive, um aumento constante na área tratada com defensivos agrícolas que buscam combater essas plantas daninhas. Diante disso, a UPL – em seu compromisso de oferecer as melhores soluções ao produtor rural – traz ao mercado esse novo e potente recurso que ajuda a potencializar os resultados e eleva não só a rentabilidade, mas a qualidade da lavoura”.

O capim pé-de-galinha e a buva, são espécies com alta capacidade de infestação, o que dificulta o trato das culturas principais da área agrícola e compromete a produtividade, pois causam intensa competição por água e nutrientes. Elas também são conhecidas pela resistência a certos herbicidas, de modo que novas moléculas – como a que Thunder apresenta ao mercado brasileiro – no programa de manejo representam uma ferramenta importante para conter o problema de forma efetiva.

Rafael Rovêa, gerente de marketing para herbicidas da UPL Brasil, explica: “Thunder é uma tecnologia inédita para a soja, exclusiva da UPL, que se destaca pela segurança no manejo antecipado e pela eficácia contra plantas daninhas resistentes. Seu ingrediente ativo, sem registros de resistência em nenhuma região do mundo, representa um avanço importante no controle do capim pé-de-galinha. Enquanto outros herbicidas do mercado atuam apenas em estágios iniciais dessa planta, Thunder pode ser aplicado com segurança em indivíduos com até 15 centímetros de altura – um diferencial técnico significativo frente às soluções atuais”.

O especialista destaca que o capim pé-de-galinha, especificamente, tem apresentado resistência crescente ao mecanismo que bloqueia a enzima Acetil-CoA Carboxilase (ACCase) fazendo com que a população dessa planta daninha continue crescendo. Esse fato tem tornado ineficazes muitos manejos tradicionais, como o uso de graminicidas. Thunder chega justamente para enfrentar esse desafio, sendo eficaz em populações já resistentes aos gramicidas . Trata-se, portanto, de um produto único em três aspectos fundamentais: seu mecanismo de ação, seu ingrediente ativo e a proposta de valor que oferece ao sojicultor.

Rafael Rovêa reforça ainda a eficácia do Thunder no controle da buva, uma planta daninha que tem gerado dificuldades em diversas regiões do Brasil. Segundo ele, “muitos agricultores enfrentam limitações no uso de herbicidas auxínicos – que imitam hormônios naturais de crescimento das plantas e provocam sua morte por desorganização celular – especialmente em áreas próximas a cultivos sensíveis, devido ao alto risco de deriva e danos não intencionais. O novo produto da UPL se diferencia justamente por não ser um auxínico, o que reduz significativamente esse risco, além de controlar a buva em diferentes estágios de desenvolvimento, oferecendo uma alternativa mais segura e eficaz para o manejo da espécie”.

O ingrediente ativo de Thunder atua inibindo a enzima di-hidropteroato sintase (DHPS), essencial para a síntese do ácido fólico, um composto fundamental para o crescimento e a reprodução celular das plantas. Ao bloquear essa via metabólica, o produto compromete o desenvolvimento da planta daninha, levando à sua morte. Para alcançar máxima eficácia, Thunder deve ser aplicado em associação com adjuvantes agrícolas à base de óleo metilado de soja – como Strides, desenvolvido pela própria UPL. Esses adjuvantes melhoram a aderência e a penetração do herbicida nas folhas, potencializando o controle das plantas daninhas e garantindo maior eficiência no manejo.

Fonte: Rafael Iglesias – Grupo Texto

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS