19.7 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralTecnologia de geoprocessamento que gera economia e eficiência no campo: conheça a...

Tecnologia de geoprocessamento que gera economia e eficiência no campo: conheça a startup Verge, presente no AiTec da AgroBrasília 2025

No universo da agricultura de precisão, uma solução tem chamado a atenção dos visitantes do AiTec, o Ambiente de Inovação e Tecnologia da AgroBrasília 2025. A startup Verge, especializada no desenvolvimento de softwares para projetos de linha no agronegócio, oferece uma ferramenta que ajuda o produtor a planejar operações agrícolas com mais eficiência e economia. “Nosso objetivo é facilitar e operacionalizar a vida do produtor dentro do talhão. Antes mesmo de começar a plantar, pulverizar ou colher, ele já consegue planejar cada detalhe, mitigar riscos e reduzir custos”, explica João Carlos da Silva Coelho, representante comercial da Verge no Brasil.

A startup foi criada em 2019, fundada por Goddard (indiano) e Ryan (canadense), dois profissionais oriundos da área espacial, com experiência em geoprocessamento e colocação de satélites em órbita. Essa expertise tecnológica foi adaptada para o agronegócio, com foco especialmente no mercado brasileiro, considerado um dos mais promissores do setor.

Segundo João Carlos, o software da Verge permite, por exemplo, desenhar projetos que evitam o plantio em áreas de sobreposição, como nos rastros deixados pelo pulverizador. Na prática, isso significa evitar o desperdício de sementes e insumos em locais que sofreriam pisoteio durante as operações. “O produtor que planta mil hectares, com um custo médio de R$ 2.500 por hectare, pode economizar de 4% a 6% só com essa otimização. Na média de 5%, estamos falando de R$ 125 mil de economia. E com um terço desse valor, ele já paga o nosso sistema”, detalha.

Participando pela segunda vez da AgroBrasília, a Verge comemora os resultados. “É uma oportunidade incrível para apresentar nossa tecnologia e mostrar que o agro pode — e deve — ser cada vez mais tecnológico. Nosso desafio é justamente esse: muitos produtores ainda não sabem que precisam de uma solução como a nossa. Quando conhecem, veem rapidamente o valor que ela gera na propriedade”, completa.

Fonte: AgroBrasília

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS