20.2 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralTecnologia de controle de resíduos de antibióticos no leite vence Desafio de...

Tecnologia de controle de resíduos de antibióticos no leite vence Desafio de Startups da Embrapa

Milk Farm, com o aplicativo Eco Teste, foi a vencedora da final do Desafio de Startups da Embrapa Gado de Leite, disputando com outras 47 concorrentes e chegando à finalíssima com outras seis startups. O Eco Teste se apresenta como uma solução para o controle de resíduos de antibiótico no leite, oferecendo resultados em tempo real. Segundo Bruno Machado, um dos responsáveis pela Milk Farm, o Eco Teste é um equipamento automático para detecção de oito diferentes grupos de antibióticos, podendo ser operado por qualquer pessoa por meio de celular ou tablet. “Os benefícios do Eco Teste incluem a conectividade e rastreabilidade, garantindo a segurança alimentar em toda a cadeia produtiva do leite”, diz Machado.

As sete startups finalistas foram avaliadas por 128 especialistas no agronegócio. As demais vencedoras foram:

– 2ª colocada: Uai Cup – dispositivo para medir a qualidade do leite (contagem de sólidos e identificação de resíduos de antibióticos);

3ª colocada: Projeto Q – aplicativo que agiliza o processo de certificação de queijos, conectando produtores e órgãos de regulação.

As demais finalistas foram (em ordem alfabética): Cow company (participante da Angola), Moo pocket, Nutrilac QR cattle (acesse o site www.ideasformilk.com.br e veja as soluções apresentadas).

Prêmio Ideas for Milk de Inovação – A Embrapa Gado de Leite também premiou as empresas que apresentaram inovações de impacto em produtos ou em processos, que contribuíram para o dinamismo do Setor de Leite e Derivados, inseridos na ótica do FoodTech. Os processos premiados foram:

– Laticínios Verde Campo – Processo que estabelece o pagamento aos produtores por quantidade de sólidos no leite, em vez da quantidade em litros. O diretor de captação da Verde Campo, Sávio Santiago, afirma que a empresa já tinha o projeto de realizar um pagamento ao produtor compatível com o rendimento industrial há algum tempo: “Vários países já adotam esse modelo e os primeiros produtores brasileiros a aderirem estão muito empolgados com o processo, com resultados bastante positivos”, diz Santiago.

– Sooro Renner Nutrição SA – pela solução para o soro do leite, valorizando o produto e esclarecendo o público, por meio de um blog, sobre os suplementos proteicos feitos com o soro. O diretor comercial da empresa, Claudio Hausen, explica a solução: “Trata-se de um site no qual há um blog chamado “Mundo Whey” cuja grande finalidade é explicar para as pessoas o que são os concentrados proteicos de soro, conhecidos como Whey”.

– Nestlé – pelo canal interativo de relacionamento com fornecedores (Canal Leiteria), surgido no início da pandemia para se comunicar com o produtor. Barbara Sollero, responsável pelo relacionamento e desenvolvimento dos produtores da Nestlé, afirma que “o objetivo do Canal é aproximar a empresa dos seus produtores, mas é um canal aberto ao público”. Ela completa dizendo que o prêmio Ideas for Milk de Inovação é extensivo aos produtores da Nestlé, “afinal de contas, é para eles que o Canal foi criado”.

Os produtos premiados foram:

– Queijo fresco camponesa – Primeiro queijo em caixinha do país, produzido pela Embaré. A gerente de Marketing da Embaré, Adriana Antunes fala sobre o produto: “O queijo fresco Camponesa alia duas características que os consumidores priorizam, o sabor e a saudabilidade. É um produto prático e seguro, com durabilidade de 60 dias, além de ser leve e sem conservantes, com embalagem 100% reciclável”.

– Manteiga gourmet da Piracanjuba – Manteiga com cristais de flor de sal, que acentua o sabor do produto. A gerente de Marketing dos Laticínios Bela Vista, Lisiane Guimarães fala a respeito do produto: “A manteiga Piracanjuba foi nosso primeiro produto, lançado em 1955, e para nós, simboliza a tradição da marca. Com o novo lançamento, levamos ao consumidor um produto com um sabor diferenciado. Os cristais de flor de sal são sensorialmente percebidos pelo consumidor, numa manteiga tradicionalmente já saborosa”.

– Letti – A2 – Linha completa de derivados lácteos A2, cuja proteína A2 ajuda evitar desconfortos ao ser consumida. Diana Jank, gerente de marketing da Letti. Fala sobre a linha de produtos: “É uma linha completa de produtos, de fácil digestão, provenientes de vacas selecionadas para produzir leite A2A2. O mais importante para nós é receber o depoimento de pessoas que voltaram a consumir produtos lácteos a partir dos nossos produtos A2”.

Homenagens – Ao final do Desafio de Startups, a Embrapa homenageou as seguintes personalidades que contribuíram para a realização do Ideas for Milk: – Ariel Maffi  (vice-presidente da área de ruminantes da DSM no Brasil), Roberta Züge (diretora administrativa do Conselho Científico Agro Sustentável) e Margarida Salomão (deputada federal).

Desafio de Startups marca o encerramento da quinta edição do movimento Ideas for Milk, que este ano foi realizado totalmente de forma digital, devido à pandemia de Covid-19. Além do Desafio, o Ideas for Milk é composto da Caravana 4.0, cuja missão é levar o debate sobre a criação de ideias inovadoras para agronegócio do leite para as universidades, e o Vacathon, que reúne equipes de universidades em um hackathon, apresentando soluções para os problemas do setor. A experiência digital fez com que a Embrapa Gado de Leite criasse este ano o Ideas for Milk Lives – lives transmitidas pelo Youtube, em que foram debatidas grandes questões do agronegócio do leite.

Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo do Carmo Martins, a quinta edição do Ideas for Milk foi o movimento mais robusto realizado pela instituição, apesar da pandemia. “Houve uma intensa participação das universidades, inclusive de outros países (Angola e Argentina) ”, diz Martins, que conclui: “As soluções apresentadas pelas startups foram maduras e em consonância com os problemas do setor”.

O Ideas for Milk é uma realização da Embrapa Gado de Leite, em parceria com Agripoint, Bovcontrol, Ciatécnica, Texto Comunicação. Conta com o Patrocínio Diamante do Sebrae; Patrocínio Ouro da Tetrapak, Boehringer Ingelheim, TIM; Lactalis. Patrocínio Prata da Vaccinar,FAEMG/Inaes, Sistema Ocemg, Sistema OCB, Silemg e Patrocínio Bronze da Nestlé, CLAAS, DSM/Tortuga, ABDI, JA Saúde Animal, Piracanjuba, Vivalácteos, Belgo Bekaert, SENAR/GO, ABIQ, Alta Genetics, Verde Campo e Vivare. Apoio da Microsoft, KER Innovation, Abraleite e Revista Balde Branco.

Fonte: EMBRAPA

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS