40Entre as startups premiadas no edital Agro 4.0 da ABDI, uma solução vinda de Campina Grande (PB) chama a atenção no espaço de inovação da AgroBrasília 2025. Trata-se do SimSilo, um sistema inteligente de monitoramento de silos agrícolas que busca garantir mais segurança e eficiência no armazenamento de grãos. A proposta foi apresentada pelo CEO Gypson Ayres e por Matheus de Araújo, que celebram não apenas a estreia na feira, mas também a conquista do prêmio. “Ficamos muito felizes. Nossa expectativa é disseminar essa tecnologia aqui no Distrito Federal e no Entorno, onde ainda não atuamos”, afirmam.
O SimSilo monitora parâmetros fundamentais no armazenamento de grãos, como umidade, temperatura e, principalmente, a pressão nas paredes dos silos metálicos. Este último item é considerado inovador e essencial para evitar acidentes graves. “O acompanhamento da pressão ajuda a prevenir rupturas e explosões, que infelizmente ocorrem em alguns silos, causando acidentes, prejuízos e até perda de vidas”, explica Matheus.
A startup surgiu a partir de um projeto de pesquisa desenvolvido no mestrado de Gypson e, desde então, a equipe vem aprimorando a solução, que já foi testada com bons resultados no Mato Grosso e na Paraíba, em propriedades que trabalham com grãos como soja, milho, café e ração animal. Agora, o objetivo é expandir para novas regiões. “O recurso do prêmio será investido no desenvolvimento de mais ferramentas e na ampliação do alcance da tecnologia, atendendo produtores que realmente precisam de mais segurança na armazenagem”, destaca Gypson.
Animados com a participação na feira, eles elogiam o ambiente de inovação e as possibilidades de conexão. “É uma das feiras mais inovadoras do país. Estamos muito felizes por estar aqui, conhecendo outras tecnologias e apresentando a nossa solução”, conclui Matheus.
Fonte: AgroBrasília