O Técnico de Registro da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Eric Luis Marques da Costa, realiza, nesta semana, uma visita técnica à Guatemala, no país centro-americano. Durante o trabalho, ele está classificando rebanhos zebuínos de criadores vinculados à AGCEBU (Associação Guatemalteca dos Criadores de Zebu). A previsão é de que aproximadamente 900 animais, pertencentes a 15 criatórios, sejam inspecionados.
A ação integra as etapas de implantação do Sistema de Genealogia (Sigen), desenvolvido pela ABCZ e cedido à AGCEBU por meio de um acordo de cooperação internacional. A tecnologia permite automatizar todos os processos de concessão de registro genealógico e representa um importante passo na transferência de tecnologia voltada ao melhoramento genético das raças zebuínas no país da América Central.
A carta de intenção para oferecer o serviço de registro genealógico na Guatemala foi firmada durante a Expocruz 2023, na Bolívia, quando a ABCZ e a FICEBU assinaram a parceria. O trabalho técnico teve início em setembro de 2024, com a inspeção de aproximadamente 1.500 animais das raças Gir, Guzerá, Nelore, Nelore Mocho, Sindi e Tabapuã, etapa que marcou o início da concessão dos registros.
A visita atual corresponde à segunda fase do projeto. “Nesta segunda etapa da visita à Guatemala, realizamos a inspeção para o registro fundação de alguns criatórios recém-integrados à AGCEBU, bem como dos animais que, por não terem idade suficiente na primeira visita, ainda não haviam sido avaliados. Também realizamos inspeções de Registro de Nascimento de alguns produtos com comunicações já regularizadas na Associação. Os criadores estão muito receptivos e atentos a todas as observações sobre seus rebanhos. Essa etapa de consolidação do registro genealógico é fundamental para o desenvolvimento da pecuária local e para a futura implantação do PMGZ”, destaca Eric Costa.
Fonte: ABCZ