A partir de setembro, a empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) receberá uma nova linha dos armadores COSCO Shipping Lines/OOCL e Ocean Network Express (ONE). O serviço é nomeado por cada armador como, respectivamente: East Coast South America-Europe 2 (ESE2), Europe-East Coast South America Express (EEX) e Latin-East-Coast Europe Express (LUX). A rota conecta a Europa, o Mediterrâneo e o Oriente Médio à costa leste da América do Sul. Com a nova linha, a TCP alcança 19ª escalas marítimas semanais e segue líder de serviços no Brasil.
A primeira escala no terminal está prevista para 23 de setembro, com o navio Xin Nan Tong, da COSCO, com 4.200 TEUs (20 pés de comprimento de contêiner). O navio sairá do Uruguai, seguindo para Argentina, Brasil, Espanha, Holanda, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, Portugal e voltará pela Espanha, Brasil e Uruguai.
De acordo com a gerente comercial de armadores, Carolina Brown, “este novo serviço contará com duas escalas semanais em nosso terminal (viagem sul e viagem norte) ampliando ainda mais nossa posição de liderança em número de serviços regulares ofertados com cobertura e conectividade global. A rota atendida por esta nova linha movimenta, além de diversos tipos de mercadorias, um grande volume de exportação de cargas refrigeradas. Paranaguá é hoje o maior corredor de exportação de carne de frango para o mundo e este novo serviço vem de encontro a esta demanda crescente em nosso terminal”.
Os containers refrigerados (que necessitam de controle de temperatura) são utilizados para transportar carne congelada e, para mantê-los em funcionamento, o nosso pátio deve estar equipado com conexões elétricas que garantam a energização destes containers e assegurem o bom funcionamento e armazenagem destas unidades. “A TCP está investindo no aumento da capacidade dos reefer e na melhoria da infraestrutura eléctrica do nosso terminal para responder à crescente procura global. Atualmente, temos 3.572 tomadas reefer e, até o final do ano, chegaremos ao número de 5.126 tomadas reefer em nosso pátio, que é a maior capacidade reefer de toda a América do Sul.”
Além dos investimentos em estrutura reefer, a TCP possui 3 berços de atracação (local onde o navio atraca no cais) e 7 ternos (equipes que trabalham a bordo da embarcação), que favorecem o recebimento de novas escalas.
“Seguimos investindo em nossa estrutura e na qualificação de nossas equipes para atender nossos clientes e parceiros com excelência, diversos recordes de produtividade e movimentação foram batidos recentemente, mostrando que todas essas iniciativas estão trazendo resultados positivos para toda a cadeia logística do nosso estado”, explica Brown.
A gerente também comenta sobre as recentes ampliações do calado no Porto de Paranaguá: “as ampliações de calado trazem ganhos operacionais para companhias marítimas, em consequência do melhor aproveitamento da utilização da capacidade dos navios. Elas possibilitam a operação de embarcações maiores em nosso porto, facilitando a atração de novas linhas marítimas”.
Este é o terceiro anúncio de novas linhas no terminal. Em fevereiro de 2023, a empresa anunciou o início das escalas do serviço Braservice, operada pelo armador panamenho CTM, e representada na América do Sul pela Poseidon Container Shipping. Em agosto, a empresa divulgou o serviço GS1/UCLA2/GSA conectando o Golfo dos Estados Unidos à Costa Leste da América do Sul, uma parceria entre os armadores Hapag-Lloyd, Mediterranean Shipping Company (MSC) e Ocean Network Express (ONE).
Fonte: Vinicius Fin Valginhak