25.3 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralTCP quebra recorde quadruplo em março

TCP quebra recorde quadruplo em março

Em março, a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, registrou o melhor mês em produtividade para o ano de 2025, superando quatro novos recordes operacionais: movimentação de contêineres refrigerados; movimentação geral de contêineres; movimentação de contêineres na ferrovia; e número de trens recebidos em seu pátio.

O destaque foi para a movimentação de contêineres refrigerados (reefer), que chegou a 13.890 unidades, alta de 14% frente ao último recorde, de junho de 2024, e de 38% quando comparado ao número registrado em março do ano anterior. Já a movimentação total de contêineres para o mês foi de 138.485 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), superando a máxima anterior, de outubro de 2024, em 1.115 TEUs.

Nas operações ferroviárias, o Terminal recebeu 118 trens e movimentou 9.491 contêineres em março, quebrando dois recordes que datavam de agosto de 2023. A TCP é o único terminal portuário do sul do Brasil a possui uma conexão direta entre a zona alfandegada a um ramal ferroviário.

“Ressaltamos o trabalho contínuo e o máximo esforço da TCP em prover aos seus clientes as melhores soluções logísticas, com inovações constantes, infraestrutura adequada e flexibilidade operacional para atender às demandas do mercado brasileiro. Além disso, o foco no atendimento e na satisfação de nossos clientes sempre estará entre nossos pilares estratégicos, para que o Terminal continue, mês após mês, atingindo níveis recordes de movimentação e sendo sempre o porto ideal para seus parceiros”, reforça Giovanni Guidolim, gerente comercial, de logística e de atendimento da TCP.

Nos últimos dois anos, a TCP aplicou mais de R$ 370 milhões em investimentos, que abrangeram a construção de uma subestação de energia, a expansão do número de tomadas para armazenagem de contêineres refrigerados (reefer), a modernização dos portões de acesso ao pátio de operações (gate) e das instalações do prédio de manutenção e reparo, assim como a aquisição de 11 novos guindastes pórticos sobre pneus (RTG) e 17 Terminal Tractors (TT).

“Encerramos o primeiro trimestre com uma movimentação histórica, em linha com nossas projeções e que apresentam um cenário promissor. Os recordes de março são um indicativo claro do ganho de eficiência e de capacidade operacional que conquistamos nos últimos anos, e esses avanços são resultado direto dos investimentos estratégicos em infraestrutura, maquinário, e no desenvolvimento contínuo de nossos colaboradores. Por meio da sinergia entre tecnologia de ponta e capital humano qualificado, fortalecemos nossas equipes para superarmos novos desafios e alcançarmos as metas em 2025”, explica Felipe de França, gerente de operações da TCP.

Carnes e congelados

A TCP conquistou uma alta de 11% na movimentação de contêineres refrigerados no primeiro trimestre de 2025, chegando à marca de 33.919 contêineres, 3.349 a mais do que o registrado em 2024. No segmento de carnes e congelados, maior responsável pela movimentação de contêineres refrigerados, a TCP exportou 602 mil toneladas de carnes congeladas de frango, 224 mil toneladas de carnes congeladas bovinas, e 45 mil toneladas de carnes congeladas de porco nos três primeiros meses deste ano.

“O recorde movimentação de contêineres pelo ramal ferroviário também é reflexo dos resultados na operação de cargas refrigeradas, pois um volume expressivo de carnes congeladas embarcadas pelo Terminal chega à Paranaguá por meio do nosso ramal ferroviário, um modal utilizado estrategicamente pelas indústrias pela sua confiabilidade, sustentabilidade, previsibilidade e com redução de custos logísticos”, comenta Guidolim.

Fonte: Thaiany Osório

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS