O anúncio da tarifa de 50% sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos, com vigência prevista para 1º de agosto, mobilizou o setor de frutas, flores, legumes, verduras e ovos (FFLVO), que vê na medida um risco ao ritmo das exportações e à previsibilidade dos negócios. Com características logísticas específicas e alta sensibilidade a variações de custo, as cadeias do FFLVO tendem a estar entre as mais impactadas por essa mudança.
De acordo com Valeska Oliveira Ciré, country manager da International Fresh Produce Association (IFPA) no Brasil, “esse tipo de medida pode trazer instabilidade para um setor que depende de planejamento, logística e previsibilidade. Essas tarifas podem gerar elevação dos custos para exportadores, o que pode refletir no preço final dos produtos frescos no varejo. Em alguns casos, essa alta pode ser repassada ao consumidor, impactando a demanda”.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa o setor de ovos, alerta para o impacto direto da medida nas exportações brasileiras para os Estados Unidos, especialmente em um momento de alta nos embarques. Entre janeiro e junho de 2024, os embarques de ovos para o país cresceram mais de 1000% em relação ao mesmo período do ano anterior, movimento impulsionado pela influenza aviária, que afetou a produção local norte-americana.
Além dos ovos, produtos com alta perecibilidade e presença consolidada no mercado externo, como manga, uva, gengibre, papaia e laranja, também devem ser impactados. “Mudanças nos volumes exportados podem alterar rapidamente a oferta no mercado interno, com efeitos diretos sobre preço e procura. Isso exige atenção dos varejistas, que precisarão reagir a variações mais rápidas nos estoques e na demanda dos consumidores”, ressalta Valeska.
Ela avalia que a resposta do setor deve incluir estratégias de diversificação e investimento em diferenciação. “O setor é bastante resiliente. Tem apostado em tecnologia e inovação, o que pode fortalecer ainda mais sua posição como fornecedor de produtos frescos e de alta qualidade. Em um cenário com mais exigências e variações, reputação e capacidade de adaptação ganham ainda mais relevância”, ressalta Valeska.
Tema estará em debate na 9ª edição da The Brazil Conference & Expo
O impacto da nova tarifa e o acesso a novos mercados serão temas em destaque na 9ª edição da The Brazil Conference & Expo, que ocorre nos dias 6 e 7 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento é considerado um espaço de articulação entre representantes da cadeia do FFLVO e especialistas em comércio internacional.
“A feira é um espaço de conexão entre empresas e mercados. É nesse ambiente que produtores, exportadores, compradores e fornecedores compartilham estratégias, acompanham tendências e constroem soluções, inclusive em contextos desafiadores”, afirma Valeska.
Fonte: André Guerra