A Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga está entre os eventos mais tradicionais da equinocultura brasileira. A 45ª edição acontecerá no Centro Hípico de Tatuí, no interior paulista, em Tatuí (SP), de 07 a 16 de setembro. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos da Raça Mangalarga (ABCCRM).
Segundo a ABCCRM, o recinto foi escolhido, pelo quarto ano consecutivo, por ter uma completa infraestrutura para os julgamentos de alto nível da raça Mangalarga. O local possui duas pistas cobertas, três pistas descobertas, mais de 100 baias de alvenaria, dois restaurantes e confortável estrutura para os espectadores.
Eduardo Rabinovich, Presidente da ABCCRM, convida a todos para participarem dessa importante festa do ‘Cavalo de Sela Brasileiro’. “Contamos com a presença de todos na Nacional para celebrar esse ótimo momento do Mangalarga do Brasil”.
Evolução da Raça Mangalarga
De acordo com Alessandro Procópio, Professor de Melhoramento Animal e Diretor Técnico da ABCCRM, o Mangalarga está atualmente em seu auge de evolução zootécnica. “Hoje é reconhecido como equino de sela para lazer, trabalho e esporte de rara beleza e alta qualidade de montaria. O grande avanço dos últimos tempos tem sido a homogeneidade e padronização dos animais. Seu temperamento dócil, faz com que a convivência com esses animais seja marcante e prazerosa”.
E Procópio recomenda a melhor forma de conhecer os cavalos e éguas Mangalarga. “Vá aos eventos da raça para observar os animais e principalmente montá-los. Certamente você terá uma incrível e agradável experiência”.
Fonte: Giovanna Catanho