22.9 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralSyngenta e EMATER/RS firmam parceria para o Projeto Plantio360

Syngenta e EMATER/RS firmam parceria para o Projeto Plantio360

A Syngenta, líder global em soluções para o agronegócio, e a EMATER/RS, empresa de assistência técnica e extensão rural, assinaram recentemente um Termo de Cooperação para lançar oficialmente o Projeto Plantio360. A iniciativa tem como objetivo fomentar a atenção à saúde do solo, às novas tecnologias e sustentabilidade do agro, em especial técnicas de plantabilidade e tratamento de sementes. O projeto também busca apoiar os agricultores do Rio Grande do Sul na reestruturação da atividade agrícola, restaurando a saúde do solo afetado pelas chuvas extremas para que essas áreas voltem a ter níveis de produção semelhantes aos anteriores à catástrofe.

Em andamento desde julho, o Plantio360 é dedicado à atualização de extensionistas da EMATER nas áreas de saúde e biologia do solo, tratamento de sementes, sustentabilidade, pedologia e nematologia. Após o término das aulas, que são realizadas no modelo híbrido (encontros on-line e presenciais), os técnicos participantes realizarão visitas técnicas para multiplicar o conhecimento adquirido com produtores rurais cujas atividades foram afetadas pelas enchentes em todo o estado gaúcho.

A cerimônia de assinatura contou com a presença de Mara Helena Saalfeld, Presidente da EMATER/RS; Claudinei Baldissera, Diretor Técnico da EMATER/RS; Luciano Schwerz, Gerente Regional da EMATER/RS; Elder Dal Prá, Coordenador de Agricultura de Baixo Carbono e Mecanização Agrícola da EMATER/RS; Norton Baum, representando o Secretário de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Vilson Luís Covatti; e Henrique Guimarães, Analista Sênior de Relações Institucionais e Governamentais da Syngenta.

“Estamos muito entusiasmados com esta parceria e confiantes de que o Projeto Plantio360 fará uma diferença significativa na recuperação das terras afetadas e no fortalecimento das práticas agrícolas no Estado. Com o projeto, os extensionistas trabalharão diretamente com os agricultores para planejar as melhores ações de recuperação do solo, considerando as particularidades e a situação de cada propriedade”, comenta Guimarães.

“A formalização da parceria com a Syngenta e o início das ações do Projeto Plantio360 irão potencializar o apoio técnico oferecido aos agricultores no Rio Grande do Sul, abordando temas extremamente relevantes para a atual situação da agropecuária gaúcha. As ações de recuperação do solo e de plantabilidade, sem dúvida, trarão melhorias produtivas às propriedades”, finaliza Elder Dal Prá.

O projeto também conta com o apoio institucional da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e da Rede ILPF. Até o momento, já foram realizadas oito aulas e um encontro presencial, no munícipio de Restinga Sêca (RS). O corpo docente inclui renomados pesquisadores e técnicos da Syngenta, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual Paulista (Unesp). Ao todo serão nove aulas, com encerramento previsto para o dia 13 de setembro

Desafios e Impacto:

As fortes chuvas ocorridas entre abril e maio deste ano, no Rio Grande do Sul, causaram um profundo impacto nas lavouras do Estado. De acordo com um estudo da Faculdade de Agronomia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), as perdas no setor podem chegar a R$ 25,5 bilhões. Este montante inclui prejuízos com a produção não colhida, destruição da pastagem e a devastação do solo, que resultou na eliminação de nutrientes essenciais para a fertilidade das lavouras

Apoio ao Rio Grande do Sul:

A assinatura do Termo de Cooperação faz parte de uma série de ações da Syngenta para apoiar a recuperação do Estado. Entre as iniciativas realizadas pela companhia, destacam-se a doação de 10 mil sacas de sementes, em parceria com a FARSUL, para auxiliar na retomada da agricultura e os serviços de dedetização de hospitais, abrigos e centros de acolhidas em Canoas e Porto Alegre.

Além disso, a Syngenta também retomou o programa ‘Deu Match!’ para incentivar os colaboradores a ajudarem ONGs e instituições que atuaram diretamente no apoio a cidadãos e regiões mais afetados pelas intempéries. A iniciativa, criada em 2020 em razão da pandemia de Covid-19, foi reativada para apoiar a população gaúcha. Com o programa, a Syngenta enviou para o fundo SOS Rio Grande do Sul o mesmo valor doado por cada um de seus colaboradores a instituições diversas.

Fonte: Juscelino Pereira Junior

spot_img
spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS