Na categoria Manejo Florestal Sustentável
A Sylvamo Corporation (NYSE: SLVM), a empresa de papel do mundo, recebe pela primeira vez o Prêmio Expressão Ecologia, na categoria Manejo Florestal Sustentável. O destaque da companhia foi seu projeto de restauração ecológica na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Parque Florestal São Marcelo.
Desde 2002, localizada em Mogi Guaçu (SP), a RPPN apresenta como resultados 15 espécies de plantas epífitas vasculares observadas, identificadas e distribuídas em quatro famílias e 11 gêneros; 139 espécies arbóreas registradas e 240 hectares reflorestados com mais de 100 espécies nativas. Em 2010, a RPPN foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para Agricultura e Alimentação (FAO) como referência em manejo florestal sustentável na América Latina.
Essa foi a primeira área reflorestada com alta diversidade de espécies nativas arbóreas do estado de São Paulo. Seus resultados e pesquisas desenvolvidas contribuíram para geração de conhecimento científico e o aprimoramento das políticas públicas do estado em relação à restauração ecológica.
“O futuro do papel merece uma empresa comprometida com o sucesso de todo o ecossistema: das florestas que amamos e comunidades em que vivemos àqueles que confiam em nosso papel, sabemos que o bem-estar de cada um depende do bem-estar de todos”, comenta Mariana Claudio, gerente de sustentabilidade e engajamento com a comunidade da Sylvamo e gerente executiva do Instituto Chamex. “Obter o reconhecimento de uma premiação tão renomada na área ambiental certifica que estamos no caminho certo”, finaliza a executiva.
O prêmio Expressão Ecologia foi criado em 1993 e é certificado pelo Ministério do Meio Ambiente como um dos mais importantes do País no segmento empresarial e com foco em sustentabilidade. Os vencedores serão contemplados com o Troféu Onda Verde em 18 categorias diferentes, no dia 27 de maio, durante o Fórum de Gestão Sustentável 2022, em Florianópolis (SC).
Fonte: FSB Comunicação