Os resultados do Sumário Brasileiro de Touros do Gir Leiteiro – Teste de Progênie, indicam que o touro Koringa Fiv Tol, recém-contratado pela Alta, foi escolhido o número 1 entre todos os participantes, com GPTA Leite de 754 kg. “O resultado demonstra que o touro obteve uma avaliação genômica muito alta e um valor genético bastante expressivo, o que merecidamente o transformou no melhor touro provado desse teste de progênie”, é o que explica o gerente de Leite Tropical da Alta, Guilherme Marquez.
Filho de C.A Sansão com a vaca Bandeira, três vezes recordista mundial, o Koringa Fiv Tol é um touro com genética beta-caseína A2A2, proteína que facilita a digestão do leite e seus derivados por parte dos humanos. “Essa conquista é mais uma evidência de que estamos no caminho certo, trazendo sempre para os clientes a melhor genética possível para produção de leite”, complementa Marquez.
Além de contar com o touro número 1, a Alta também teve vários outros destaques no Sumário, como o CK Opercus, com GPTA Leite de 744 kg, Neymar Fiv de Brasília, com GPTA de 732 kg, Input Cal, com GPTA de 732 kg, Hilio do Egb, com GPTA de 717 kg e Lacustre Fiv Cal, com GPTA de 693 kg.
“A Alta tem um histórico de sucesso com a Gir Leiteiro. Já fizemos grandes campeões, e muitos deles ainda se mantêm entre os melhores touros da raça. Além disso, temos uma diversidade muito grande para oferecer ao mercado, de acordo com cada sistema de produção”, é o que afirma o gerente de Leite Tropical da Alta.
O Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) é conduzido por meio de parceria entre a Embrapa e a ABCGIL (Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro), e conta com o apoio técnico da ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu).
Fonte: Gustavo Sousa