As doenças articulares representam um terrível desafio à saúde e ao bem-estar de cães e gatos, comprometendo a mobilidade e causando dor intensa. No entanto, enquanto os sinais em cães geralmente são perceptíveis, os gatos costumam mascarar os sintomas, dificultando o diagnóstico precoce, etapa essencial para uma melhor resposta ao tratamento.
“Esse é o principal problema relacionado à ausência de sinais claros. Os gatos não sofrem menos com doenças articulares do que os cães, mas o diagnóstico é mais complexo”, explica a médica-veterinária Patricia Guimarães, coordenadora de Serviços Técnicos da Unidade Pet da Vetoquinol Saúde Animal.
Segundo a especialista, 6 a cada 10 gatos acima dos 6 anos de idade e 9 em cada 10 gatos com mais de 12 anos apresentam perda de mobilidade e flexibilidade, comprometendo a saúde física e emocional e sua qualidade de vida.
Mesmo que mais sutis, alguns sinais podem indicar a presença de doenças articulares nos gatos. Entre os mais comuns estão menos disposição para saltar; rigidez postural; relutância em se movimentar; mudanças de comportamento, como agressividade e isolamento; e redução nas brincadeiras e comportamentos típicos de caça.
“Dormir mais do que o habitual, evitar o uso da caixa de areia, reduzir o hábito de se lamber (grooming) e reagir ao toque também são sinais importantes. Todos esses comportamentos podem indicar a presença de doenças articulares, como a osteoartrose. Identificar problemas articulares precocemente permite iniciar um tratamento adequado, com maior chance de um desfecho favorável, preservando o bem-estar e contribuindo com a longevidade do animal”, completa Patricia.
Esse cenário de subdiagnóstico acendeu um alerta na indústria de saúde animal. Como resposta, a Vetoquinol, oitava maior companhia global do setor, desenvolveu Flexadin® Advanced Gatos, suplemento alimentar voltado para gatos de todas as idades e formulado com colágeno de frango tipo II não desnaturado, metionina, manganês, ômega 3 e vitamina E.
Dentro do conceito de tratamento multimodal para a osteoartrose — que associa diferentes estratégias para o controle da dor e melhora da qualidade de vida —, o produto oferece suporte nutricional às articulações e cartilagens, favorecendo a mobilidade e flexibilidade dos felinos. Flexadin® Advanced reforça o compromisso da Vetoquinol com o bem-estar físico dos gatos, contribuindo para uma vida mais ativa, confortável e saudável”, ressalta a médica-veterinária.
Fonte: Irvin Dias



