Em cerimônia realizada nesta quinta, autoridades comemoraram a possível venda de produtos paulistas para todo o país
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) entregou nesta quinta (31) ao governo paulista o título de reconhecimento de equivalência do Serviço de Inspeção Estadual (Sisp) ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). Na prática, essa adesão significa que a agroindústria do Estado poderá ser inspecionada pelo serviço e, caso os produtos estejam em conformidade, poderão ser comercializados em todo o território nacional. Antes desse título, as empresas só podiam vender derivados de produtos de origem animal dentro dos limites do Estado.
A entrega do título foi feita pela superintendente federal de Agricultura de São Paulo, Andréa Moura, ao secretário estadual de Agricultura, Itamar Borges, em cerimônia na secretaria. Dois empresários, um de Cotia e outro de São Paulo, foram os primeiros a receber o selo Sisbi. Andréa destacou a importância desse ato e o avanço que ele representa para a agroindústria paulista. Para se ter uma ideia, a primeira reunião para discutir essa adesão ocorreu em 2010.
Itamar Borges comemorou a conquista e lembrou que, a partir do novo sistema de inspeção, empresários de São Paulo ganham a possibilidade de ampliar suas vendas para um mercado consumidor muito maior. O documento foi assinado pela então ministra da Agricultura Tereza Cristina no dia 18 de março, em solenidade na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
O reconhecimento vale para estabelecimentos que manipulam carnes e pescado inspecionados pelo serviço estadual. Os estabelecimentos de abates do Estado ainda não foram incluídos no sistema brasileiro porque demandam inspeção permanente, isto é, a presença de médico veterinário acompanhando o processo de forma contínua. Para os outros processos de beneficiamento do produto animal e seus derivados a inspeção é periódica.
Andréa Moura explicou que, com o tempo, o governo paulista poderá requisitar a ampliação do escopo do serviço de inspeção estadual para outras categorias, como leite e derivados, ovos, mel e produtos apícolas, além dos abates.
A adesão do Estado ao Sisbi-POA não afeta os processos de adesão dos municípios ou consórcio intermunicipais paulistas. As agroindústrias que são registradas nos serviços municipais já aderidos ao sistema brasileiro poderão requerer sua inclusão no Sistema para ampliar mercado e vender sua produção em todo o território nacional. Até o momento, seis municípios paulistas obtiveram a adesão: Itu, Itapetininga, Joanópolis, Rio Claro, Fernandópolis e Ibiúna.
Fonte: SFA-SP