Soluções com BI ajudam transportadoras do agro a aumentar a lucratividade de seus negócios
Com enorme poder de processamento de dados, o Business Intelligence (BI) é ferramenta fundamental na gestão das frotas e na busca por melhores condições nos negócios, como os preços de combustíveis, por exemplo.
A tecnologia tem se tornado fundamental em um dos setores mais importantes da economia brasileira: o transporte de cargas. Com a inflação subindo e os preços variando constantemente, é de suma importância que transportadoras adotem soluções “inteligentes” na gestão de suas frotas e seus negócios.
Sérgio Ferreira de Andrade, gerente geral da Transpicoli, transportadora de Mato Grosso que conta com mais 30 veículos em sua frota, diz que aprender a avaliar os dados e investir em soluções tecnológicas é fundamental para aumentar os lucros e otimizar os processos no dia a dia das transportadoras.
“No início de 2021, resolvemos investir no uso de BI para melhorar nossa gestão de combustíveis e o resultado que conseguimos, dado o poder da ferramenta, foi extremamente satisfatório”, diz Sérgio Ferreira.
Segundo o gerente geral, após sua equipe rodar os dados e analisá-los, foi possível identificar quais eram os melhores postos de combustíveis nas rotas da empresa que apresentavam preços mais interessantes e margem de negociação. Em alguns casos, a economia chegou a ser de até 0,4 centavos por litro de combustível. “Em um primeiro momento, pode não parecer muita coisa, mas a médio prazo, esses centavos geram grande economia dentro de uma transportadora”, ressalta Ferreira.
Para obter tais resultados satisfatórios, a Transpiccoli contou com a tecnologia fornecida pela Gestran, empresa paranaense especializada em ERP e sistemas de gestão para transporte e logística.
Nesse caso, o módulo utilizado para reduzir o preço pago no combustível foi o Gestran Combustível. Além de monitorar as despesas com combustível em cada veículo, a ferramenta ajuda a manter um histórico de abastecimento por veículo, motoristas e postos
“Com o BI é possível realizar uma análise gerencial, auditando os dados fornecidos e montando cenários favoráveis aos transportadores. Isso auxilia no controle, tomada de decisões e demais negociações, permitindo a redução de custos e o aumento da lucratividade”, diz Paulo Raymundi, CEO da Gestran.
“Nós optamos pela Gestran porque é a empresa hoje no Brasil que tem o sistema mais robusto para gestão de frotas. E dentro dessa parceria, eles estão sempre atentos ao nosso feedback para aprimorar ainda mais as suas soluções”, explica Sérgio Ferreira.
Para mais informações sobre as soluções da Gestran, acesse https://gestran.com.br/
Fonte: Engenharia de Comunicação