Companhia tem 25% de mulheres em cargos C-Level. Marina Senna já passou por diversos setores como indústria de bebidas, farmacêutica e varejo alimentício
Marina Senna é a nova Chief Human Resources Officer (CHRO) da SoluBio, empresa que atua na produção de bioinsumos nas fazendas. Agora, a companhia conta com um efetivo de mulheres de 25% na alta liderança. A meta do Movimento Elas Lideram 2030 — iniciativa do Pacto Global da ONU Brasil e ONU Mulheres — é de que até 2030 as mulheres sejam 30% na alta gestão das empresas. A profissional já passou por diversos setores como indústria de bebidas, farmacêutica e varejo alimentício, com atuação destacada na AMBEV e Burguer King, sendo sua última passagem pela mexicana Kavak.
A chegada da executiva tem como objetivo principal o desenvolvimento do time da SoluBio, que passou de 109 funcionários em 2021 para mais de 650 em 2023. Desde então, vem conquistando importantes reconhecimentos pela gestão de clima e cultura, como uma das empresas incríveis para trabalhar pelo FIA Employee Experience e o selo Great Place To Work (GPTW). Para Marina Senna, a SoluBio faz um excelente trabalho em Recursos Humanos, um dos objetivos será, então, estabelecer mais processos e rotinas para dar continuidade aos bons resultados.
A empresa possui uma gama variada de colaboradores em diversas aéreas, Marina Senna destaca que cada uma exige um olhar diferente. “A SoluBio é um desafio com extremo potencial de mercado, valuation e de desenvolvimento de time. Tenho experiências com processos em grandes companhias e entendo que não posso implantar o mesmo em todas as áreas. Quanto mais próxima eu estiver, mais customizado fica o processo. Essa é uma das minhas metas dentro da SoluBio também. Faremos isso por meio de um efetivo desdobramento de metas, avaliação de desempenho e feedbacks consistentes”, afirma.
Mulheres liderando no agro
A contratação de Marina Senna reforça um dos compromissos da SoluBio com os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs) estabelecidos pelo Pacto Global da ONU e pela ONU Mulheres, que tem o objetivo de promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres no local de trabalho, no mercado e na comunidade. O agronegócio é um dos setores que ainda carece da inclusão feminina, mas o Manejo Biológico OnFarm® da SoluBio vem contribuindo para a empregabilidade dessas mulheres no setor e na biotecnologia.
Atualmente, a companhia conta com uma equipe composta por 243 mulheres, ou seja, quase 40% do total, além de 28% de mulheres na média gestão, mais de 50% na produção industrial e cerca de 42% atuando a campo, na área comercial e suporte OnFarm ao cliente.
Fonte: Luciane Sarabando