A Solinftec, líder global em soluções de inteligência artificial e práticas agrícolas sustentáveis, divulgou seu terceiro Relatório Global de Sustentabilidade, elaborado em conformidade com as Normas GRI (Global Reporting Initiative). O documento engloba todas as ações de inovação, governança, desempenho social e ambiental realizadas pela empresa durante o ano de 2023, em suas operações no Brasil, nos Estados Unidos, no Canadá, na China e na Colômbia.
Segundo Britaldo Hernandez, CEO da Solinftec, a sustentabilidade é um dos pilares da empresa, que viabiliza soluções tecnológicas para impulsionar a eficiência no campo e atender às crescentes demandas para a produção de alimentos. “A Solinftec contribui para que o agronegócio seja cada vez mais capaz de responder de forma ágil, efetiva e com a devida atenção ao meio ambiente. Por isso, produzimos soluções que colaboram para o enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas e para a segurança alimentar”, afirma.
Redução de químicos, aumento da produtividade e investimentos
Um dos principais destaques do Relatório de Sustentabilidade é o resultado do primeiro ano completo de operações do Solix AG Robotics, um robô movido a energia solar. Durante sua estreia na primeira safra de soja, a atuação do Solix alcançou a redução de 85% nos produtos químicos e um aumento nos rendimentos de cerca de 11 sacas por hectare.
Na cana-de-açúcar, o Solix conseguiu reduzir em 45% o volume de herbicida em aplicações na pós-emergência e, uma redução de mais de 90% do uso de herbicidas em fase de pós- emergência e operações de dessecação e pré-plantio em culturas de grãos. “Os resultados do Solix são extraordinários para um mundo que busca formas de alcançarmos uma agricultura sustentável”, comenta Hernandez.
Além dos resultados do primeiro ano completo de operação do Solix, o Relatório de Sustentabilidade traz outras informações relevantes ao mercado. Entre elas, o investimento de mais de R$ 78 milhões em pesquisa e inovação, a arrecadação de R$ 387,2 milhões acumulados em Certificados de Recebíveis do Agronegócio Verde (CRA-Verde) e a 96% de participação de mercado em cana-de-açúcar.
A Solinftec atende 395 clientes em onze países, monitorando cerca de 12 milhões de hectares em todo o mundo. Com as suas soluções, foi possível evitar a emissão de mais de 2 milhões tCO2eq, proporcionando um ganho médio de 40% na produtividade das plantações de grãos no Brasil e nos Estados Unidos.
“A Solinftec tem pela frente a missão de obter a escala necessária para tornar a plataforma robótica mais acessível do ponto de vista econômico, o que envolve aspectos como desenvolvimento, cadeia de suprimentos e dependências de mão-de-obra”, finaliza Hernandez.
Fonte: Bruna Domingos Alves