Resultado dos venture capitals dos últimos anos somado ao vertiginoso crescimento das soluções da empresa no segmento de cana, grãos, fibras, cultivos perenes além dos mercados latino e norte-americanos colaboraram com os números atuais da companhia
A Solinftec, líder global em soluções de inteligência artificial e práticas agrícolas sustentáveis, anunciou nesta quinta-feira (9/2) os indicadores financeiros da empresa que registraram recordes de crescimento da agtech nos últimos anos. A empresa fechou o faturamento da receita recorrente (ARR) próxima a R$ 300 milhões em 2022. A meta da Solinftec é crescer mais de 20% em 2023 para atingir até dezembro o break even, quando a empresa consegue o equilíbrio entre as receitas e as despesas do seu negócio.
O crescimento médio da empresa desde 2016 foi de 50% ao ano. A Solinftec completou 15 anos em 2022 e no período, a agtech alcançou um volume de negócios equivalente a um período de 10 anos de sua história. “Tivemos um recorde mesmo em um ano desafiador para o mercado global de startups”, comemora Emerson Crepaldi, Chefe de Operações da Solinftec para a América do Sul. A partir deste ano, a empresa aposta na sinergia entre os seus produtos além de novas soluções agronômicas para ampliar as possibilidades de ganhos operacionais aos produtores rurais.
Em cana-de-açúcar, segmento em que a companhia é consolidada, a empresa detém 91% de marketshare no segmento com suas soluções em inteligência artificial. “Em 2023, a região nordeste será o nosso alvo para continuar ampliando a nossa participação no segmento”, afirmou Crepaldi. “O nordeste possui desafios diferentes do centro-sul, o processo operacional e a digitalização naquela região possui algumas particularidades que precisam ser atendidas”, lembra Crepaldi.
A Solinftec monitora atualmente 12 milhões de hectares em todo o mundo, destes, cerca de 4 milhões de hectares estão em produtores de soja, milho e algodão espalhados por pequenas, médias e grandes propriedades. “Em 2022, um milhão de hectares foi o crescimento do monitoramento na área de grãos, vamos superar essa área este ano”, afirma o COO.
“Além de grãos e fibras, a Solinftec também ampliou a participação em culturas perenes como citros e café e dará foco ainda para a área florestal com soluções em logística e eficiência operacional das máquinas envolvidas na cadeia produtiva”
“Nosso objetivo é que por meio das soluções da Solinftec, as equipes nas fazendas tomem decisões com ainda mais agilidade tendo como base dados e informações em tempo real geradas por nossa inteligência artificial”, explica Crepaldi.
Plataforma robótica
O Solix Ag Robotics, plataforma robótica autônoma da Solinftec teve as primeiras unidades comercializadas e entregues a clientes chave da companhia que estão desenvolvendo, por meio da inteligência artificial, melhorias em indicadores agronômicos como a descoberta de pragas ainda em seu estágio inicial. “Até o final do primeiro semestre, a Solinftec terá consolidado os primeiros insights gerados pela plataforma nas safras de grãos e fibras”, completou Emerson.
“A Solinftec quer estar com o robô em diferentes perfis de propriedades rurais sendo uma alternativa para o monitoramento das lavouras promovendo em médio prazo um manejo mais assertivo de insumos, além de favorecer rápidas tomadas de decisão em cenários muito variáveis”, acrescentou Crepaldi..
Fonte: Camila Gonzaga