20.7 C
Jatai
InícioNotíciasCategoria GeralShow Safra 25: estudos destacam tecnologia para mobilidade de fungicidas

Show Safra 25: estudos destacam tecnologia para mobilidade de fungicidas

Com foco no atendimento das demandas dos produtores e já se antecipando ao planejamento da próxima safra de soja, a Satis marcará presença no Show Safra 2025, em Lucas do Rio Verde/MT. Entre seus destaques, a companhia irá exibir estudos voltados à mobilidade de fungicidas para maior eficiência nas lavouras de soja. A proposta é trazer soluções para o chamado “efeito guarda-chuva”, situação que ocorre quando a pulverização não consegue atingir justamente a parte inferior da planta.

Com a mobilidade de forma equilibrada e sem causar fitotoxidez, fazendo a deposição de parte dos ativos no terço médio e no baixeiro das plantas, é possível alcançar um melhor controle das doenças nas partes inferiores e que não conseguiam ser protegidas por causa do efeito guarda-chuva. Assim, o produtor tem mais condições de melhorar a epidemiologia, a sanidade da parte inferior das plantas e isso, consequentemente, acarreta em índices melhores de produtividades no final do ciclo.

Os estudos comprovaram a atuação e eficiência do Fulland, solução desenvolvida pela Satis e uma das principais de seu portfólio. Indicado para estimular a produção de substâncias de autodefesa das plantas, o produto também age justamente na mobilidade de fungicidas. Essa ação foi confirmada em uma tese de doutorado feita por alunos do programa de pós-graduação em Agronomia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), reunindo uma série de análises aplicadas em campo.

Para conferir as apresentações, basta passar no estande da Satis, localizado no Pavilhão de Negócios da feira, onde contará com equipe técnica especializada para receber o público. A Show Safra acontece até a próxima sexta-feira (28/3), no Km 08 da Rodovia MT 449.

Testes

Os testes foram promovidos no Campo Experimental da Satis, em Araxá (MG). Na sequência, as plantas foram enviadas para análise de cromatografia líquida de alta performance para NUPAM (Núcleo de Pesquisas avançadas em Matologia) da Unesp em Botucatu (SP). A metodologia detectou e quantificou a mobilidade de alguns ingredientes ativos fungicidas de partes pulverizadas para partes protegidas das pulverizações (simulando um efeito guarda-chuva).

Foi constatado que, sem o Fulland na calda, a mobilidade de fungicidas foi muito baixa na parte inferior. No entanto, com a adição do produto, a concentração foi superior em 6.6 vezes, comprovando que a solução da Satis tem capacidade para agir não só na proteção, mas também no aumento de produção, favorecendo a mobilidade e a absorção. Conforme o estudo, esse efeito ainda proporcionou incrementos de produtividade aos manejos entre 3 e 24%.

Fonte: Tiago Ritter 

spot_img

Últimas Publicações

ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS